Emater e ABCZ realizam feira Pró-Genética no primeiro Enprogoias

Evento, que será realizado na Cidade de Goiás, leva novas tecnologias a pecuaristas, com comercialização de touros puros de origem e realização de palestras sobre genética e técnicas para produção de bovinos (Foto: Emater)

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) irão realizar no dia 13 de maio, mais uma edição da feira do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro (Pró-Genética). A feira Pró-Genética será realizada durante o primeiro Encontro de Produtores Rurais da Cidade de Goiás (Enprogoiás). A programação, realizada durante todo o dia, conta com exposição de touros puros de origem (PO) e palestras relacionadas ao setor.

A Pro-Genética, que tem como objetivo realizar a venda de touros PO, é organizada pela Emater, com coordenação da assessora técnica Ana Kassia de Oliveira, e conta com o suporte da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A ABCZ é encarregada pela parte de comercialização dos animais. A feira também conta com o apoio do Sindicato Rural e demais parceiros da Cidade de Goiás que disponibilizaram o parque Agropecuário Vale da Serra para realização da feira Pró-Genética.

A mobilizadora do evento na cidade de Goiás, Darminda Domingos, médica veterinária da Emater, comenta que a feira Pró-Genética entrega aos produtores locais a oportunidade ímpar de adquirir animais de qualidade, com registro genealógico definitivo, exame andrológico positivo atestando sua qualidade como reprodutor. Outro benefício apontado pela veterinária é a negociação, pois a feira permite que seja direta, entre vendedor (criadores de zebu) e compradores (produtores rurais), onde não possui comissões de venda. Enfatiza ainda que a feira promove uma grande facilidade para comercialização de touros PO, além de promover o melhoramento genético do rebanho do município e região.

Comercialização

Durante a feira, serão ofertados 30 touros PO de raças zebuínas, Nelore, Tabapuã e Sindi. São animais de excelente qualidade, com exame andrológico positivo, registro definitivo, idade até 40 meses, comprovação de peso mínimo de acordo com a raça e idade, exame negativo para brucelose e tuberculose.

A comercialização é direta entre criadores das raças melhoradas e produtores rurais que desejam adquirir touro PO, não havendo porcentagem de comissão de venda no valor do touro comercializado. O valor sugerido de comercialização fica entre 40 a 60@ do boi gordo.

Confira a programação da feira Pró-Genética

08h – Início da comercialização dos animais
13h – Abertura oficial da Feira Pró-Genética.
14h – Palestra: Ajuste de Lotação no Manejo de Pastagem (Fernando Coelho – Zootecnista Emater-GO)
15h – Palestra: Mitos e Verdades do Touro PO (Ellison Luiz de Mesquita- Zootecnista ABCZ)