Saúde capacita profissionais para tratar acidentes com animais peçonhentos

Profissionais do SUS na capacitação sobre acidentes com animais peçonhentos, no auditório da Sesg

Começou nesta quarta-feira (11), no auditório da  Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás Candido Santiago (Esap) uma capacitação voltada a médicos e enfermeiros para diagnóstico e tratamento de acidentes com animais peçonhentos. Cerca de 150 profissionais do SUS estão reunidos no auditório da Escola de Saúde Pública (Esap), em Goiânia, até esta quinta-feira, 12 de maio, das 08 às 18 horas.   

A capacitação é promovida pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com a Gerência Técnica de Animais Peçonhentos do Ministério da Saúde e tem como objetivo a atualização do conhecimento para médicos e enfermeiros, indispensável na formação de multiplicadores para outros profissionais  das equipes de saúde. 

“A administração precoce do soro antiveneno, específico para cada tipo de acidente, é fator fundamental para o sucesso do tratamento pós-acidente, sendo, portanto, de muita importância a identificação correta do tipo de animal causador do acidente” explica Veruska Castilho, médica veterinária da Suvisa/SES-GO.

Segundo a especialista, a avaliação dos principais sintomas clínicos e a escolha da melhor soroterapia, em tempo oportuno, é determinante para o desfecho do caso. No ano de 2021, foram registrados, no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), aproximadamente 253 mil acidentes por animais peçonhentos e 449 ocorrências de óbitos no Brasil. Em Goiás, os números foram de 8.265 casos (com de incidência 112,4 casos/100 mil habitantes) e 13 óbitos, também em 2021.

“A meta final dessa capacitação é obter resultados ainda mais efetivos e resolutivos na assistência, de modo a subsidiar o planejamento, monitoramento e distribuição dos soros ao Estado e seus municípios, e o  encaminhamento de propostas e perspectivas de expansão dos hospitais de referência. Trata-se de um treinamento raro e de ponta e, portanto, muito relevante e aguardado”, acrescenta Veruska Castilho, que coordena a equipe estadual de acidentes com animais peçonhentos.

Objetivo
A expectativa dos organizadores como resultado pós-capacitação é a redução da taxa de letalidade nos acidentes provocados por animais peçonhentos; precisão e melhoria no diagnóstico e escolhas acertadas quanto as condutas clinicas para o tratamento soroterápico. 

E ainda, um menor tempo de internação e a cura com menos sequelas; melhoria das notificações no Sinan e no Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (Sies); realização rotineira das análises dos indicadores epidemiológicos do programa estadual. 

As aulas teóricas, expositivas e interativas, terão carga horária de 16h/aula e serão ministradas por técnicos da Gerência Técnica de Animais Peçonhentos do Ministério da Saúde, por médico especialista de Referência Nacional (colaborador/convidado), palestrantes locais, servidores da Suvisa, Programa de Controle de Acidentes por Animais Peçonhentos do Ciatox-GO e Gerência de Imunização e Rede de Frio e professores convidados  da PUC-GO.

Os temas apresentados nos dois dias de evento envolvem temas como identificação das principais espécies de animais peçonhentos causadores de acidentes no Estado; armazenamento e distribuição de soros antivenenos na rede de frio e situação epidemiológica — Sinan.       

Parcerias
Apoiam essa iniciativa o Laboratório de Saúde Pública – Lacen/GO Dr. Giovanny Cysneiros, por meio da Seção de Entomologia e da Coordenação de Ensino, e Pesquisa e Rede de Frio da Gerência de Imunização Estadual, além do Comselho de Secretários Municipais de Saúde de Goiás (Cosems-GO,) Regionais de Saúde, Secretarias Municipais de Saúde, Conselhos de classe e entidades correlacionadas. 

O Ciatox funciona 24 horas, por meio do telefone 08006464350, na orientação diuturna aos profissionais do SUS sobre as melhores condutas e, ainda, à população em geral, com apoio orientativo em caso de intoxicações.Texto:

Iara Lourenço (texto) e Karim Alexandre (foto)/Comunicação Setorial SES-GO