Agehab intensifica inscrições do Aluguel Social em Cristalina

Famílias recebem cartões do Aluguel Social em eventos promovidos pela Agehab (Foto: Octacílio Queiroz)

A Agência Goiana de Habitação (Agehab) intensifica as inscrições do programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social em Cristalina. A cidade vai receber nos próximos dias seu primeiro evento de entrega de cartões, desde que a iniciativa foi criada no final do ano passado. Ainda há vagas disponíveis.

Famílias interessadas em se candidatar ao benefício de R$ 350 mensais, por 18 meses, devem se inscrever o quanto antes pelo site www.agehab.go.gov.br para dar tempo de serem atendidas ainda neste mês de maio. Pelo endereço eletrônico da Agehab, os interessados também podem posteriormente, quando convocados por meio de listas, anexar a documentação exigida para comprovar que se encaixam nos requisitos.

O programa é executado com recursos do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege), coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS) dentro do programa Goiás Social. Um dos principais requisitos para se inscrever é ter atualizado o Cadastro Único (CadÚnico) do município, que pode ser feito em um Centro de Referência em Assistência Social (Cras). Além do CadÚnico atualizado, outros critérios para pleitear a participação no programa são superendividamento; ser pessoa e/ou família em vulnerabilidade socioeconômica; ter mais de 18 anos ou emancipado; e morar no município por, no mínimo, três anos.

O presidente da Agehab, Pedro Sales, afirma que o programa tem o objetivo de dar condições de habitação para quem não pode mais esperar. “Queremos chegar às famílias que mais precisam em todo o Estado. A cada etapa que avançamos, é nítida a importância do apoio que estamos entregando às famílias. Temos recebido depoimentos que mostram a necessidade de pessoas que estavam perto de perder sua dignidade habitacional. O governador Ronaldo Caiado trabalha em todas as áreas e estamos atacando de forma intensa o déficit habitacional”, reforça.

Criado no final de 2021, o programa está presente em 49 municípios goianos e, neste mês, alcançou a marca de mais de 15 mil famílias convocadas para receber seus cartões. Entre as regiões mais atendidas estão a Região Metropolitana de Goiânia, o Entorno do Distrito Federal e as regiões Norte e Nordeste do Estado, atingidas pelas fortes chuvas no início de 2022. O objetivo é atender até 30 mil famílias goianas com recursos disponibilizados do Fundo Protege.

Linha de atendimento à população de baixa renda, o Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social é uma iniciativa que visa a combater a falta de moradias de maneira emergencial, com subsídio para locação de imóveis. A proposta do Governo de Goiás é subsidiar locação de imóveis até que as famílias melhorem suas condições financeiras ou estejam aptas a receber a moradia definitiva – caso a situação permaneça dentro dos critérios de déficit habitacional.