Sedi lança recadastramento digital para prova de vida de aposentados e inativos
O Governo de Goiás, por meio da Goiás Previdência e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), lançará, nesta quinta-feira (12), o recadastramento digital para prova de vida de aposentados e inativos do Estado de Goiás no aplicativo Expresso. A ferramenta foi desenvolvida em parceria com a Secretaria de Governo Digital, via plataforma GOV.BR, e as secretarias de Administração (Sead), Secretaria-Geral da Governadoria (SGG) e Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc), integrantes do Portal Expresso Goiás.
Goiás é o segundo estado brasileiro a oferecer o serviço por meio digital. O novo formato da prova de vida obrigatória (Lei Complementar nº 161/2020 e a Lei nº 20.946/2020) beneficiará mais de 55 mil aposentados civis e inativos militares. Dentre eles, aproximadamente dois mil segurados que residem fora do estado ou do país. A nova modalidade de regularização cadastral foi desenvolvida em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia por intermédio do GOV.BR, onde será realizada a biometria facial de acordo com o banco de dados do Superior Tribunal Eleitoral (TSE).
O GOV.BR é a plataforma de relacionamento do governo brasileiro com o cidadão. “O GOV.BR combate a burocracia, através da transformação digital do Estado, levando à melhoria estrutural da administração pública”, ressalta o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade. “No GOV.BR, pretendemos continuar trabalhando de forma coordenada com estados e municípios para simplificar, facilitar e agilizar cada vez mais a vida do cidadão, ajudando a ampliar a oferta de serviços públicos digitais, como a prova de vida para aposentados e pensionistas”.
De acordo com o governador Ronaldo Caiado, esse é mais um benefício oferecido aos segurados da previdência estadual, que não precisarão sair de suas residências para manter seu cadastro em dia. “Desde que assumimos o Governo do Estado, colocamos a previdência dos servidores públicos como uma das prioridades do nosso projeto de governo. Essa nova ferramenta, que conta com a parceria do GOV.BR do Governo Federal e do Portal Expresso, faz parte do processo de humanização da nossa gestão”, afirma.
Segundo a previdência estadual, desde o distanciamento social em virtude da pandemia do novo coronavírus, a instituição passou a oferecer a opção da prova de vida por meio de videoconferência, modalidade que permaneceu para aqueles com comorbidades comprovadas e aos que residem fora de Goiás. “O recadastramento digital é mais um avanço do Regime Próprio de Previdência Social-GO, que buscou parcerias com outras pastas do Poder Executivo do Estado e do Governo Federal para facilitar a vida dos nossos usuários. A plataforma GOV.BR já está consolidada e isso nos traz a segurança na atualização do cadastro dos segurados do serviço público estadual”, afirma Gilvan Cândido, presidente da Goiás Previdência.
Para o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, disponibilizar o serviço de prova de vida para aposentados e inativos no aplicativo Expresso mostra que o Governo de Goiás está utilizando efetivamente as novas tecnologias para facilitar a vida dos cidadãos. “O Expresso veio para desburocratizar os serviços públicos em Goiás. A plataforma auxilia os cidadãos a acessarem os serviços do governo de forma simples e rápida pelo celular. A prova de vida é mais um exemplo de como podemos fazer uso do governo digital de forma fácil e segura”, explica o secretário Marcio Cesar.
Serviço
Assunto: Lançamento do recadastramento digital para prova de vida de aposentados e inativos do Estado de Goiás por meio do aplicativo Expresso
Quando: Quinta-feira (12/5), às 10 horas
Onde: Auditório Mauro Borges, Centro Administrativo, Rua 82, Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira, Setor Central, Goiânia-GO