Mutirão: Sedi recolhe resíduos eletrônicos e sorteia computador

Secretaria de Desenvolvimento e Inovação leva atrações ligadas à tecnologia e inovação e oferece inscrições em cursos de capacitação profissional durante Mutirão Governo de Goiás (Foto: Sedi)

A Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) vai receber resíduos eletrônicos durante a 5ª edição do Mutirão Governo de Goiás, que será realizada nos dias 14 e 15 de maio, na Rua Argentina Monteiro do Conjunto Vera Cruz, região Oeste de Goiânia. A comunidade que procurar o estande da Sedi para o descarte consciente também vai concorrer a um computador de mesa, que foi reciclado e recondicionado pelo programa Sukatech. O sorteio será realizado no domingo (15), no final do evento.

O Sukatech promove a sustentabilidade ao reciclar e recondicionar resíduos eletroeletrônicos em seu Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC). Além disso, o programa capacita jovens e adolescentes na área de tecnologia e promove a educação ambiental. Podem ser descartados notebooks, impressoras, eletrônicos de escritório, eletrônicos de pequeno porte, tablets, celulares, acessórios de informática, câmeras, cabos e carregadores, eletroportáteis e ferramentas elétricas.

A equipe de Subsecretaria de Tecnologia da Informação da Sedi desenvolveu um mapa interativo do Mutirão Governo de Goiás para auxiliar a comunidade na localização dos serviços que estão buscando durante o evento. Também disponibilizará atendimento para o cidadão que quiser conhecer os serviços 100% digitais do aplicativo Expresso e fará o cadastro deles na plataforma gov.br.

A Sedi ainda levará várias atrações ligadas à tecnologia e inovação, como robôs de lego, drones e óculos de realidade virtual, demonstração de funcionamento de impressora 3D, e a população também poderá se divertir na cabine fotográfica. Além disso, a equipe da Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França vai realizar uma oficina de grafite e fará parte da programação cultural do evento com a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e arte circense.

O secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, ressalta que a programação da Sedi no Mutirão Governo de Goiás tem atrativos para todos os públicos e interesses. “Quem passar pelo espaço da Sedi pode conhecer mais dos nossos projetos e usufruir de serviços do Estado. Também teremos uma programação de entretenimento que vai atrair adultos e crianças, com robôs, óculos de realidade aumentada, oficina de grafite e muito mais”, afirma.

Cursos de capacitação
Por meio das EFGs, quem passar pelo estande da Sedi também pode fazer inscrições em cursos de capacitação profissional. São mais de 3,7 mil vagas em cursos gratuitos, presenciais e on-line, ofertados nas EFG José Luiz Bittencourt, em Goiânia, e EFG Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia. Todos são totalmente gratuitos e há opções nas modalidades presencial e on-line.

Entre os cursos oferecidos estão: Redação e Português Instrumental, Matemática Básica, Desenho Industrial, Excel Básico, Pacote Office, Inglês Instrumental, Robótica Educacional para Docentes, Artesanato e Engenharia de Artefatos, Produção de Games e Interação Virtual, Fotografia de Produtos e Tratamento de Imagem Digital, e Lógica de Programação.

Serviço
Assunto: 5ª edição do Mutirão Governo de Goiás
Quando: Sábado (14/05), das 8h às 16h, e domingo (15/05), das 08h às 12h
Onde: Rua Argentina Monteiro, Conjunto Vera Cruz, Goiânia