Diretora de Educação Penitenciária do Paraguai faz intercâmbio na Polícia Penal

A diretora paraguaia visitou a Escola Superior de Polícia Penal (ESPP), que funciona na sede da DGAP, para ter informações e trocar experiências sobre como é realizada a formação do policial penal goiano

Parceria entre a Escola Nacional de Serviços Penais (Espen), do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), e o Instituto Técnico Superior de Formação e Educação Penitenciária do Paraguai resultou em visita de intercâmbio na Polícia Penal de Goiás, na manhã desta sexta-feira (13). A diretora da instituição paraguaia, Fátima Brambilla, conheceu a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) e o Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.

A visita técnica foi acompanhada pela coordenadora-geral da Espen, Stefane Silva de Araújo, além da direção da DGAP. A diretora paraguaia visitou a Escola Superior de Polícia Penal (ESPP), que funciona na sede da DGAP, para ter informações e trocar experiências sobre como é realizada a formação do policial penal goiano. Em seguida, foram para o Complexo Prisional.

PENITENCIARIA PARAGUAI 3

“Apresentamos para a diretora as nossas práticas de formação, tanto na área de segurança, quando estivemos na sede do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (GOPE), quanto a parte de ressocialização e direitos humanos, na área de reintegração social”, afirma o diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires.

Lembrando que, neste momento, acontece, em Goiânia, o curso de formação de agentes federais do Depen. E, em junho, a capital receberá o 1º Encontro Regional das Escolas de Serviços Penais, voltado à gestão penitenciária. O evento será realizado por meio de parceria da Gerência de Ensino e da Seção de Cerimonial e Eventos, da DGAP, com a Escola Penitenciária Nacional. Representantes de 12 Estados da federação devem participar.

Paraíba No início do mês de maio, representantes da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado da Paraíba (Seap) passaram uma semana em Goiás para conhecer as práticas de ressocialização e de reinserção social dos custodiados goianos, implementadas pela Diretoria-Geral de Administração Penitenciária de Goiás (DGAP). O grupo visitou as unidades prisionais de Aparecida de Goiânia, Araçu, Senador Canedo, São Luís de Montes Belos e Luziânia