Mutirão: Seduc atende centenas de estudantes para inscrições ao Enem
Durante a 5ª edição do Mutirão do Governo de Goiás, realizada neste sábado e domingo (14 e 15), no Conjunto Vera Cruz II, em Goiânia, a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) disponibilizou aos estudantes a oportunidade de fazer as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Há quatro anos sem estudar, Paulo Sony Leal, de 32 anos, elogiou a iniciativa. Ele foi buscar informação e já saiu inscrito no Enem 2022. Segundo ele, a população está muito carente com esse tipo de atenção. “É muito bom chegar aqui, ser atendido tão rapidamente e já sair com uma solução”, ressaltou ele, que mora próximo ao Setor Vera Cruz II.
Iane Souza Conceição procurou o estande da Seduc para fazer a inscrição do filho, Warlexson Souza Silva, de 16 anos. Aluno do 2º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Edmundo Rocha, o jovem pretende fazer a avaliação para ganhar experiência. “Achei o atendimento excelente e vocês estão de parabéns por essa iniciativa”, frisou Iane.
Atendimento Educacional Especializado
Durante o Mutirão, a Seduc também apresentou à população todos os recursos pedagógicos e equipamentos disponíveis para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas novas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM).
A rede pública estadual conta atualmente com 316 salas padronizadas, equipadas com o que há de mais moderno em mobiliário, materiais pedagógicos, produtos de tecnologia assistiva e demais itens para atender a estudantes com algum tipo de deficiência, altas habilidades/superdotação e transtornos globais do desenvolvimento/Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
O valor total do investimento feito pelo Governo de Goiás na montagem das 316 SRMs foi de mais de R$ 10,1 milhões. “Essas novas salas ampliaram os serviços de apoio ao público da Educação Especial e vieram para minimizar as dificuldades no processo de aprendizagem, bem como subsidiar nossos professores em metodologias e recursos didáticos a serem utilizados em seus planejamentos”, explicou a secretária de Educação, Fátima Gavioli.
Bolsa Estudo
Em entrevista à imprensa no domingo (15), a secretária Fátima Gavioli fez questão de ressaltar sua preocupação com a pouca procura dos estudantes pelo programa Bolsa Estudo. Segundo ela, a quantidade de cartões que está sendo devolvida pelas escolas e Coordenações Regionais tem sido muito grande.
“Esses R$ 100 mensais que o governo estadual está destinando aos estudantes do ensino médio é uma forma de incentivar o aluno a permanecer na escola e se dedicar aos estudos. O dinheiro está na conta, mas não está sendo utilizado”, comentou ela.
Lançado em dezembro do ano passado, o programa Bolsa Estudo tem a meta de atender cerca de 218 mil alunos em todo o Estado. No decorrer de 2022 serão disponibilizadas dez parcelas, sendo uma a cada mês. O valor só não será depositado nos meses em que os estudantes estão de férias.
Informações gerais
No estande da Seduc Goiás também foi possível esclarecer dúvidas e buscar informações sobre matrículas; Educação de Jovens e Adultos (EJA); programa Alfabetização e Família; entrega de kits de materiais escolares, uniformes, mochilas e tênis; como utilizar o cartão do Bolsa Estudo; como e onde solicitar histórico escolar de escolas extintas, entre outros serviços.