Gracinha Caiado comanda Dia D de Combate à Dengue em Senador Canedo

Dia D de Combate à Dengue em Senador Canedo: Estado e Prefeitura convocam população a contribuir no combate ao mosquito (Fotos: Hegon Guimarães)

A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, comandou na manhã desta terça-feira (17) o Dia D de Combate à Dengue em Senador Canedo, na região metropolitana de Goiânia.

Prioridade para o governador Ronaldo Caiado, as ações de combate à dengue serão intensificadas a partir de hoje no município. Por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), do Programa Goiás De Resultados e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-GO), em parceria com a prefeitura, o Governo de Goiás vai aumentar o número de visitas domiciliares feitas por agentes de endemias e utilizar drones para o monitoramento de locais de difícil acesso por terra.

Segundo o Boletim da Dengue da SES-GO, o município registrou 4.155 casos da doença neste ano. “O governador sempre diz que as coisas só funcionam para um gestor quando trabalhamos com parcerias. E aqui temos isso muito claro: o governo do Estado e o governo municipal junto com os bombeiros, os agentes de saúde, os agentes de endemias e a educação. Isso é muito importante”, afirmou a primeira-dama Gracinha Caiado, que representou o governador no lançamento do Dia D.

A força-tarefa para combater o mosquito teve início em abril e já passou por Valparaíso de Goiás, Luziânia, Goiânia e Piracanjuba. “O governador Ronaldo Caiado me convocou para elaborar uma estratégia de suporte aos prefeitos, que já estavam fazendo um bom trabalho. Mas precisamos de celeridade quando estamos lidando com vidas. Nessa ação conjunta, vamos reforçar, fortalecer e dar maiores condições de trabalho. A cada dia fica mais evidente e claro que ninguém consegue realizar nada sozinho. Juntos somos mais fortes”, disse o vice-governador, Lincoln Tejota. “Esse mosquito que se segure, porque com esses homens e mulheres e o fortalecimento das ações de governo, tenho convicção que mudaremos esse quadro”, assegurou.

“Esse mosquito que se segure, porque com esses homens e mulheres e o fortalecimento das ações de governo, tenho convicção que mudaremos esse quadro”, assegurou Lincoln Tejota

O Jardim das Oliveira foi escolhido estrategicamente para a campanha por ter registrado o maior número de casos de dengue em Senador Canedo. “Nós, do Corpo de Bombeiros, ficamos muito felizes de fazer parte deste time, com integração das secretarias e pastas, em prol do povo”, destacou o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, coronel Washington Luiz Vaz Júnior. Além do sobrevoo com drones, a corporação fará vistorias em prédios públicos.

O secretário estadual de saúde, Sandro Rodrigues, destacou que o trabalho será possível graças à colaboração das equipes que vão de casa em casa orientar os moradores: “Vocês não sabem o quanto vocês são necessários e fundamentais para o Sistema Único de Saúde, que faz 34 anos hoje. E cada vez mais precisamos reforçar isso para a população”, observou.

O prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, convocou a população a eliminar criadouros do mosquito: “Nós já recolhemos desde o início da nossa gestão até hoje mais de 300 mil toneladas de entulho em Senador Canedo, mais de 100 mil toneladas de lixo doméstico. A Prefeitura tem feito muito a sua parte”, informou. “A população começa a se sensibilizar e nos ajudar, porque essa luta não se vence sozinho”.

Histórico

No ano passado, nas 18 primeiras semanas epidemiológicas (do início de janeiro até 7 de maio), a SES confirmou 24.376 casos de dengue em Goiás. Neste ano, no mesmo período, o número saltou para 73.652 registros da doença, o que corresponde a um aumento de 300,09%. Também houve avanço de 181% no número de casos de chikungunya no Estado neste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, duas gestantes tiveram exames positivos para zika.

Também estiveram presentes no Dia D de Combate à Dengue em Senador Canedo o deputado federal Delegado Waldir; a primeira-dama Simone Assis; o coordenador de Defesa Civil do Estado de Goiás, Pablo Lamaro Frazão; a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim e lideranças locais.