Ministério da Saúde conhece ações goianas de combate à dengue, chikungunya e zika

Técnicos do Ministério da Saúde durante encontro com equipe da SES na sala de reunião do Conecta SUS

Gestores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebem, nesta terça e quarta-feira (17 e 18) uma comitiva do Ministério da Saúde (MS) para a troca de experiências das ações de vigilância relacionadas a doenças por arboviroses.

Nesta manhã, a visita foi realizada no Conecta SUS, onde os técnicos do MS conheceram os sistemas de informação da SES e, ainda, o quadro epidemiológico da dengue, chikungunya e zika. Até amanhã, serão uma série de visitas e reuniões com o foco em novas parcerias.

O coordenador de Dengue, Chikungunya e Zika da SES-GO, Murilo do Carmo, ressaltou a importância desse diálogo com o MS. “Essa proximidade entre o ministério e o Estado é fundamental, pois muitas políticas públicas que adotamos são do governo federal. É uma possibilidade de conhecer o que os outros Estados estão fazendo, trazer novas parcerias, somando esforços para melhorar o cenário epidemiológico”, ressaltou. 

O coordenador ainda comentou que insumos e inovações para o trabalho de controle de arbovirose vêm do MS e, por isso, a gestão da secretaria precisa estar próxima. E ressaltou a preocupação com o aumento do número de casos de dengue. No ano passado, nas 18 primeiras semanas epidemiológicas (do início de janeiro a 7 de maio), foram confirmados 24.376 casos de dengue em Goiás. Neste ano, no mesmo período, a SES-GO confirmou 73.652 registros da doença, o que corresponde a um aumento de 300,09%.

O médico veterinário Geovane San Miguel, do MS, comentou que o objetivo da visita é reaproximar os Estados e municípios com a pasta federal. “Nestes dois anos de pandemia, houve um afastamento natural, e agora é o momento desta troca de conhecimento, conhecer as realidades e os problemas relacionados à arbovirose e buscar soluções em conjunto”, disse. Ele ainda lembrou que, para reduzir os casos de dengue, é preciso um trabalhar em parceria. 

O consultor do ministério Luiz Carlos Júnior também esteve na reunião. O profissional destacou que a missão da visita é um acompanhamento do trabalho que a secretaria vem desenvolvendo no combate às arboviroses e dar o apoio necessário para a qualificação das ações. “Existe uma preocupação do MS com relação ao aumento de casos de determinadas doenças, como por exemplo a dengue, e precisamos aproximar mais dos Estados”, enfatizou.

Em relação ao sistema de informação da SES-GO, Luiz Carlos disse que é moderno e muito bem arquitetado. “A plataforma é robusta e, de fato, ajuda muito na vigilância em saúde, que é o seu objetivo central. Com o uso correto da tecnologia, estaremos sempre um passo à frente para evitar epidemias e salvar vidas”, avaliou.

Notificações
Além do aumento de 300% dos casos de dengue, as notificações da secretaria também revelam que, neste ano, ocorreram 36 mortes decorrentes da doença. Outros 127 óbitos estão em investigação. 

Até 2021, a chikungunya registrou um surto no Estado, em Bom Jesus de Goiás, e circulação viral em 43 municípios. Neste ano, a doença apresenta crescente número de notificações e confirmações de casos. 

Os registros da SES-GO revelam que houve avanço de 181% no número de casos de chikungunya no Estado neste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2021, nas 18 primeiras semanas epidemiológicas, a SES-GO confirmou 548 casos da doença. Neste ano, até o momento, foram confirmados 3.303 casos em 52 municípios. Até o momento não foi registrado nenhum óbito relacionado à doença.

Embora tenha menos possibilidade de levar o paciente à morte, a chikungunya é considerada uma doença grave, tem um período mais prolongado de tratamento e de manifestação dos sintomas. 

Flúvia Amorim ressalta que a chikungunya faz com que as pessoas fiquem doentes por tempo mais prolongado, o que causa pressão nos serviços e no sistema de saúde como um todo, o que também causa preocupação nos gestores.

Thiago Lagares (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial