Governo anuncia liberação de mais de R$ 2 milhões para melhorias nas escolas

Em visita a São Luís de Montes Belos e Turvânia, secretária da Educação anunciou mais recursos para os centros de ensino

No segundo semestre deste ano, o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Presidente Costa e Silva, em São Luís dos Montes Belos, receberá mais de R$ 1 milhão do Governo de Goiás para a execução de obras de reforma e ampliação. A notícia foi dada pela secretária de Estado de Educação, Fátima Gavioli, durante visita ao município, na última sexta-feira (13), em mais uma edição da Seduc Itinerante.

Os recursos serão investidos na construção de uma nova cozinha com refeitório, laboratórios de Ciências e Informática, cobertura da arquibancada da quadra esportiva e na reestruturação de toda a rede elétrica. “Essas obras vão melhorar ainda mais a estrutura da escola”, destacou a secretária.

A unidade escolar passou a ofertar ensino de tempo integral a partir de janeiro deste ano e tem matriculados 316 estudantes nos períodos matutino e vespertino e 52 no noturno, distribuídos nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Em visita ao Cepi, Fátima Gavioli conheceu as salas temáticas das aulas de Biologia, Química e Física e inaugurou a nova Sala de Recursos Multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE). O valor destinado à revitalização da sala foi de R$ 32 mil. Segundo Mariza Martins dos Santos Silva, diretora do Cepi, atualmente a escola tem matriculados 28 alunos na inclusão.

Padronização
O novo padrão das salas de AEE na rede pública estadual inclui a reforma do espaço, a padronização nas cores das paredes e a substituição dos móveis e equipamentos. “Todas as salas possuem uma mesa redonda, cadeiras, armário, calculadora sonora, baralho em Braille, relógio com Libras, jogos de discriminação auditiva e de percepção visual, Uno em Libras, tapete alfabético, globo terrestre adaptado, dois computadores, um notebook, um headphone e uma impressora multifuncional, além de outros materiais pedagógicos”, explicou Núbia Reijiane, superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais da Seduc Goiás.

Ainda no Presidente Costa e Silva, a secretária da Educação participou de uma reunião aberta com alunos, professores, servidores e autoridades que representam o município e a região. O encontro foi realizado na quadra esportiva da instituição de ensino, que recebeu R$ 410 mil para a sua cobertura.

Sonho realizado
“Essa obra [cobertura] era uma reivindicação de mais de 20 anos da comunidade escolar, que agora finalmente comemora seu sonho realizado”, pontuou a diretora Marisa Martins. Depois de anunciar a liberação de mais de R$ 1 milhão para uma ampla reforma na unidade, Fátima Gavioli prestou contas dos investimentos feitos pelo Governo de Goiás na Regional.

“Somente para esta Regional já destinamos mais de R$ R$ 47,6 milhões. Sem contar os uniformes, tênis, mochilas e kits de material escolar, que não entraram na vinculação dos 25% previstos pela lei”, acrescentou a secretária.

A Regional de São Luís de Montes Belos é responsável por 20 escolas em 10 municípios e atende hoje 4.322 alunos. Todas as unidades escolares já receberam os laboratórios móveis de Informática e os estudantes já ganharam uniformes, tênis, mochilas e materiais escolares.

Turvânia
Antes de retornar a Goiânia, Fátima Gavioli foi ao Cepi Professor João Rezende de Araújo, em Turvânia. No município, os investimentos na rede estadual de Educação, de 2019 até agora, foram de R$ 3,4 milhões. O centro de ensino atende estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Durante conversa com os alunos do 7º ano B, a secretária falou dos investimentos feitos na reforma das unidades escolares e na compra de novos equipamentos para uso pedagógico e administrativo, além dos uniformes e kits de material escolar. “Vocês merecem todo esse cuidado para que possam ter um bom desempenho escolar e um futuro melhor”, salientou ela.

Fátima Gavioli também anunciou a liberação de recursos para a finalização da quadra esportiva da escola. De acordo com ela, a ordem de serviço deverá ser assinada no segundo semestre deste ano. Além dessa obra, o Governo de Goiás vai destinar cerca de R$ 1 milhão para a execução de outros serviços, como a construção da sala do Protagonismo Juvenil, da midiateca, da cozinha com refeitório e ainda a substituição de toda a rede elétrica e a reforma completa do laboratório de Ciências.