Hospital de Formosa aumenta consultas ambulatoriais via regulação estadual

Enfermaria do Hospital Estadual de Formosa, que registrou aumento da procura principalmente em cirurgia geral e ortopedia

Em virtude do bom atendimento, eficiência e proatividade dos seus profissionais, o Hospital Estadual de Formosa (HEF) registrou um aumento de 136% no número de consultas médicas ambulatoriais, em fevereiro de 2022, na comporação com o mesmo período do ano passado.  Da mesma forma, as consultas médicas eletivas na unidade do Governo de Goiás no município do Entorno do Distrito Federal tiveram salto de 214% em março desse ano, em relação ao mesmo mês de 2021.

Especialidades como cirurgia geral e ortopedia foram as mais procuradas durante os meses de fevereiro e março. O hospital registrou 488 atendimentos para a primeira especialidade e 429 para a segunda. É importante destacar que o HEF realiza cirurgias ortopédicas de urgência e, assim, os pacientes que receberem alta clínica e necessitarem de acompanhamento de nível ambulatorial para o retorno do pós-operatório encontram suporte na unidade.

Para o médico Felipe Uchôa, diretor técnico da unidade administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), o volume significativo dos atendimentos ambulatoriais se deu, principalmente, porque a população passou a confiar ainda mais no atendimento do HEF. Segundo ele, o reflexo pôde ser visto com o aumento do envio de pacientes para a unidade via Complexo Regulador do Estado de Goiás, realizado pela Secretaria de Saúde de Goiás (SES).

“Esses dados são reflexo do esforço coletivo que a unidade faz no sentido de atender pacientes quem vêm de diferentes regiões do Nordeste Goiano. Nos preparamos para este momento, e nossas equipes médicas estão prontas para receber toda a demanda de novos pacientes que chegarem”, ressaltou Uchôa.

Outras especialidades
Com as obras de ampliação da unidade em andamento e o aumento no volume de regulações, a tendência é que a oferta de serviços seja ainda mais abundante. Isso porque existe a previsão de que outras consultas sejam oferecidas, atendendo a especialidades como psicologia, terapia ocupacional e fisioterapia.

O cirurgião Lucas Alceu Ribeiro Lopes, coordenador da cirurgia-geral da unidade, acredita que o HEF será ponto focal neste processo de aumento progressivo da demanda estadual. O médico também aposta na ampliação do hospital para absorção planejada dos pacientes que virão.

“Estamos trabalhando sério, focados em um aumento ainda mais relevante das cirurgias eletivas e das urgências. A obra de ampliação nos proporcionará melhorar os números, tornando o serviço mais efetivo para o nordeste de Goiás e, principalmente, para o nosso Entorno”, completou o coordenador.

No HEF, os atendimentos ambulatoriais realizados via regulação estadual tiveram início em janeiro deste ano. Apenas no primeiro trimestre de 2022, cerca de 1.874 pacientes foram admitidos, tratados e recuperados no hospital. Além das especialidades de cirurgia-geral e ortopedia, a unidade também atendeu pacientes em consultas ginecológicas, vasculares e cardiológicas.

De janeiro a março, 474 mulheres foram atendidas pela equipe ginecológica do HEF. Já consultas vasculares somaram 185 ao longo dos três meses. Pacientes com risco cirúrgico também foram atendidos por cardiologistas. No total, 199 pessoas passaram em consultas ambulatoriais cardiológicas.

“O Hospital Estadual de Formosa prioriza o acolhimento humanizado e, sobretudo, a manutenção da vida. Portanto, aumentar o volume de consultas ambulatoriais em diversas especialidades é ampliar ainda mais a oferta de serviços para a população”, afirma Ana Brito, diretora da unidade.  

Dario Vasconcelos (texto e foto)/Imed