Dois colégios em Hidrolândia agora têm quadras esportivas cobertas

Para concluir as duas obras, o valor do investimento foi de R$ 651.364,80

Alunos e professores de duas instituições de ensino da rede estadual em Hidrolândia finalmente viram um grande sonho ser realizado. Graças aos investimentos do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação do Estado, os dois colégios contam agora com a tão sonhada quadra esportiva coberta.

No C. E. Geraldo Batista Oliveira, a espera foi de 40 anos. Já no C. E. Deputado Manoel Mendonça foram cinco décadas aguardando a promessa do poder público ser cumprida. Para concluir as duas obras, o valor do investimento foi de R$ 651.364,80.

As quadras foram oficialmente entregues à comunidade escolar nesta quarta-feira (18) durante a inauguração do Vapt Vupt de Hidrolândia.

Construção de muro e quadra

No C. E. Geraldo Batista Oliveira, além da quadra esportiva coberta, os recursos recebidos também foram destinados à construção de um muro, demolição dos pisos danificados, remoção de árvores e dos alambrados velhos. As obras foram iniciadas em setembro do ano passado e custaram R$ 371.744,89.

A unidade escolar fica no povoado de Oloana, funciona em dois turnos e atende 130 alunos em 11 turmas. Wesley Paulo Rosa, gestor do colégio, destaca que a entrega da quadra é a realização de um sonho de mais de 40 anos.

Segundo ele, a instituição de ensino também recebeu recursos dos programas Reformar, Equipar e Conectar. Com as verbas foi possível fazer várias melhorias no colégio, como a construção da sala da Secretaria, a troca de todo o piso do prédio, a reforma dos banheiros e instalação de uma caixa de água, com capacidade para 5 mil litros.

Quadra improvisada

No C. E. Deputado Manoel Mendonça, a quadra esportiva é aguardada há quase 50 anos, segundo a gestora Angelina Maria Pereira Martins. De acordo com ela, a nova quadra substitui a antiga, que havia sido construída de forma improvisada, por meio de mutirão. “Era tudo precário. O piso era de cimento e não havia cobertura”, lembra.

A nova quadra foi iniciada em julho do ano passado e o valor investido para sua construção foi de R$ 279.619,91. “Sou professora de Educação Física e trabalho há 29 anos nesse colégio. Essa quadra é a realização de um grande sonho nosso”, diz a gestora.

O C. E. Deputado Manoel Mendonça tem 903 estudantes matriculados no Ensino Fundamental II, Ensino Médio e na EJA (Educação de Jovens e Adultos). A instituição de ensino funciona nos três turnos e de 2019 até agora, já realizou diversas melhorias com os recursos recebidos dos programas Reformar e Equipar.

Feito histórico

O prefeito Zé Délio Júnior ressaltou a importância do apoio do Governo de Goiás em diferentes áreas, mas especialmente na educação. “Nós temos em nosso município quatro colégios estaduais e todos eles receberam dinheiro do Estado para obras e melhorias. E esses recursos chegaram de forma simultânea. É um feito histórico”, declarou.

O vice-governador Lincoln Tejota lembrou que o governo estadual tem trabalhado incansavelmente para o desenvolvimento do Estado. Segundo ele, as marcas desse governo são o trabalho, o respeito e o compromisso em trazer melhorias para a população.

“Em gestões passadas, os diretores das escolas precisavam se humilhar e implorar por recursos para comprar até o básico, mas nesse governo a realidade é outra. Hoje os gestores das escolas não sabem nem o que fazer com tanto dinheiro que chega”, acrescentou.

Reformar Mais+

Durante a cerimônia de descerramento das placas de inauguração das quadras esportivas, a secretária Fátima Gavioli anunciou também a doação de R$ 150 mil para o município pelo programa Reformar Mais+. O recurso destina-se a ajudar as prefeituras a melhorarem a estrutura física das escolas municipais. “Esse dinheiro é para vocês, prefeitos, realizarem reforma, ampliação ou outra melhoria que seja necessária suas instituições de ensino”, explicou ela.

A titular da Pasta da Educação afirmou ainda que a meta do Governo de Goiás em 2023 é aumentar esse valor, consolidando a parceria entre a Seduc e as Secretarias Municipais de Educação e fortalecendo as ações do programa AlfaMais Goiás.

Sobre a entrega das quadras, Fátima Gavioli frisou que o tempo pela espera da obra representa quase duas gerações de professores que passaram pelos dois colégios. “Hoje, em qualquer município que nós formos, tem uma obra entregue ou sendo executada e as pessoas sabem que podem confiar nesse governo”.