DGAP inicia distribuição de cobertores nas unidades prisionais

Distribuição de cobertores na Central Regional de Triagem e na Penitenciária Odenir Guimarães, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia (Crédito: Divulgação)

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária iniciou, nesta quinta-feira (19), a distribuição de 200 cobertores aos presos da Região Metropolitana de Goiânia, cujas famílias não tiveram condições de adquirir a peça. Os itens foram adquiridos com recursos próprios da DGAP e de doações de instituições parceiras.

Neste primeiro momento, foram beneficiados os detentos da 1ª Coordenação Regional Prisional, que envolve unidades prisionais como a Penitenciária Odenir Guimarães (POG), Casa de Prisão Provisória (CPP) e Central Regional de Triagem, em Aparecida de Goiânia, e Unidade Prisional Regional de Anápolis, dentre outras.

A meta, segundo o diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires, é adquirir cobertores para alcançar outras unidades prisionais do Estado. “Sempre que começa o período de frio, damos início à distribuição de cobertores. É uma responsabilidade da DGAP dar assistência material ao apenado, como preconiza a Lei de Execuções Penais”, afirma Josimar.

Itauçu
Em Itauçu, nesta quarta-feira (18), a Unidade Prisional Regional realizou a doação de toucas e meias de lã ao Lar dos Idosos, localizado no município. Os produtos foram confeccionados por custodiados do presídio, utilizando insumos repassados por uma instituição religiosa.

A produção dos materiais integra o projeto “Ponto Alto”, em que detentos participam da produção de toucas, meias e chapéus, que também foram doados para pacientes em tratamento quimioterápicos. Todos os detentos que participam da produção dos materiais são beneficiados com a remição da pena por tempo de trabalho, conforme determina a Lei de Execução Penal.