Análise do solo é essencial para uma boa cultura de mandioca, aponta Emater

A cultura da mandioca possui baixo risco de perda, sendo resistente ao solo característico do Cerrado. Seu alto potencial de produtividade permite com que seja aproveitada de forma integral, agregando valor à sua produção

Em live transmitida nesta quarta-feira (18), no canal da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) no YouTube, o técnico agropecuário, Daniel Pereira, trouxe informações sobre as características da mandioca produzida em Goiás e sua importância econômica para o Estado. 

Segundo Daniel Pereira, a cultura da mandioca possui baixo risco de perda, sendo resistente ao solo característico do Cerrado. Além disso, seu alto potencial de produtividade permite com que ela seja aproveitada de forma integral, agregando valor à sua produção.

A raiz, que está presente na produção de 182 municípios do estado de Goiás, deve ser plantada em solos profundos e arenosos, com terreno plano ou levemente ondulado. Evitar terrenos com possibilidade de alagamentos e solos muito compactados garantirá uma boa produtividade, explica o técnico.

“A rotação e consorciação de cultura é de suma importância para ter uma boa produtividade e controlar a infestação de pragas e doenças. A prática de conservação do solo também é imprescindível para evitar erosões”, destaca Daniel. 

Confira a palestra na íntegra