Goiás Social entrega benefícios no Jardins do Cerrado, em Goiânia

A presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado, acompanhou a prestação de serviços e percorreu todos os estandes de atendimento

Para ampliar a proteção social junto à população mais vulnerável, o Governo de Goiás entregou benefícios aos moradores do Jardins do Cerrado, na região Oeste de Goiânia, nesta sexta-feira (20). A estrutura de atendimento foi instalada na Escola Estadual Jardim do Cerrado, de onde a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, acompanhou a prestação de serviços e percorreu todos os estandes de atendimento.

“Nós não vamos desistir de fazer Goiás ser o melhor lugar para se viver no Brasil”, frisou ela. Orientado pelo governador Ronaldo Caiado, o trabalho na área social mantém o olhar direcionado à população mais carente em todas as regiões do Estado: “A determinação do governador é dar oportunidades a essas pessoas e é isso que estamos fazendo aqui no Jardins do Cerrado”, enfatizou Gracinha Caiado. Apenas durante o período da manhã, as equipes realizaram mais de 1.200 atendimentos no local.

Esta é a segunda vez neste ano que a caravana do Goiás Social chegou à região do Jardins do Cerrado. No início do mês de abril, o evento foi realizado ao lado do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), na Rua Flor da Noite, também levando os serviços e os benefícios sociais do Governo de Goiás à população.

“Voltamos aqui hoje em menos de dois meses da última ação e vamos continuar voltando. Em 2019, quando o governador assumiu a gestão estadual, estive aqui e, muito preocupada, ouvi dos moradores que eles não podiam contar com o poder público. Mas, agora, a realidade é outra”, comemorou Gracinha.

Convergência
O evento contemplou distribuição de cartões de programas sociais, doação de donativos, serviços de saúde, cidadania, vagas de emprego e diversão para crianças. “Essa sinergia entre as pastas colabora para que a gente, realmente, faça uma transformação social da comunidade para que ela possa evoluir”, declarou o titular da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Wellington Matos.

A Seds disponibilizou 520 cartões do Programa Mães de Goiás e estruturou o Espaço da Beleza para corte de cabelo. Quem visitou o estande da pasta teve acesso ainda a serviços como emissão do Passaporte do Idoso, Carteira do Autista, Passe Livre da Pessoa com Deficiência e Registro Civil. Equipes da Polícia Civil ainda realizaram a emissão da carteira de identidade.

“Estamos com mais de 3 mil vagas de emprego. A maioria são aqui nessa região”, destacou o secretário estadual da Retomada, César Moura, ao acrescentar que foram disponibilizadas à população local oportunidades para qualificação profissional, bem como o crédito social para fomentar o empreendedorismo local.

Social

A desempregada Oziana Almeida da Silva, 38 anos, que busca recolocação no mercado, se cadastrou para o curso de massoterapia. “Quero me capacitar primeiro e correr atrás das oportunidades”, afirmou. Moradora do Jardins do Cerrado 10, Oziana explicou que o evento próximo à sua residência foi um diferencial. “É uma oportunidade porque, muitas vezes, a gente não tem como ir em um lugar mais longe. Quando está assim mais perto, a gente se beneficia”, avaliou.

“Aqui é já uma comunidade mais carente. Quando um evento assim vem para cá todo mundo vem aproveitar, porque tem muita gente que precisa de muita coisa”, afirmou Ketley Lorrane, 26 anos. Atendida no local, a moradora ganhou uma nova cadeira de rodas. “Essa minha já anda toda quebrada e, lá onde eu faço acompanhamento, é só de quatro em quatro anos que eu consigo pegar. Para mim foi uma maravilha”, disse.

A população também recebeu donativos por meio da unidade itinerante OVG Perto de Você, que registrou a entrega de 700 cestas básicas e 720 cobertores. A instituição realizou 250 atendimentos e distribuiu donativos, entre cadeiras de rodas, fraldas descartáveis e enxovais para bebês, além de kits do Mix do Bem, alimento nutritivo e saboroso de preparação rápida e que rende até dez porções.

A ação contemplou ainda serviços do Vapt Vupt e da Secretaria Estadual de Saúde (SES), com testes rápidos de IST/HIV, vacinação e carreta da prevenção com exames de mamografia e citopatológico, além de avaliação fisioterápica. Estiveram presentes o presidente da Goiás Telecom, Hipólito Prado; a subsecretária de Saúde, Luciana Vieira; a chefe de gabinete da OVG, Solange Miranda; e a coordenadora regional de Educação, professora Enicleia Morais.

Foto: Hegon Corrêa