Secretário da Saúde visita obra do Hemocentro Estadual de Rio Verde

Secretário Sandro Rodrigues, e demais visitantes são conduzidos por Ana Cristina Novais, diretora-técnica da Rede Estadual de Hemocentros (Foto: Britto)

O secretário de Estado da Saúde, Sandro Rodrigues, visitou a obra do Hemocentro Estadual da Região Sudoeste 1, em Rio Verde. O objetivo foi verificar o andamento da obra de reforma e revitalização da unidade de saúde do Governo de Goiás. A diretora-técnica da Rede Estadual de Hemocentros – Rede Hemo, Ana Cristina Novais, e o diretor-administrativo Diogo Costa mostraram todas as dependências do prédio ao grupo.

Sandro Rodrigues destacou que a reforma reforça o compromisso do governador Ronaldo Caiado com a regionalização da saúde em Goiás. “A gente costuma pensar em sangue quando um familiar ou amigo está precisando, mas nós, enquanto Governo de Goiás, temos buscado qualificar esse processo de forma preventiva. Por isso, o governador Caiado tem investido fortemente na reforma e adequação das unidades da Rede Estadual de Hemocentros na capital e no interior, para que os doadores, os pacientes e os colaboradores sintam-se acolhidos e seguros durante todo o atendimento.”

Para o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, que também é médico e já atuou no Hemocentro de Rio Verde, a reforma do banco de sangue é um presente para toda a comunidade. “Além da população de Rio Verde, outras cidades da região serão beneficiadas com essa obra. E, para mim, é uma alegria muito grande saber que teremos um prédio à altura que o nosso povo merece.” O Hemocentro Estadual da Região Sudoeste 1 atende a demanda de hemocomponentes de 29 unidades de saúde em 11 municípios.

Estrutura
Com investimento de R$ 1.646.956,00 para a ampliação e reforma geral da unidade, o Hemocentro de Rio Verde passará a contar com uma moderna fachada e recepção, o que proporcionará mais conforto e comodidade para o público da unidade.

A reforma contempla toda a estrutura do prédio, que tem 1,5 mil metros quadrados de área construída e conta com ambulatório, dois consultórios, salas de triagem, salão de coleta com cinco cadeiras de atendimento – uma delas exclusiva para coleta de plaquetaférese –, área de processamento e distribuição de hemocomponentes, farmácia, sala de descompressão, auditório e espaço de repouso para os colaboradores.

Segundo Ana Cristina, a nova configuração vai melhorar o fluxo de atendimento, além de garantir melhor acolhimento de doadores e pacientes. “Essa reforma foi pensada para que todos que venham ao Hemocentro de Rio Verde sintam-se bem. Afinal, esse é um espaço da comunidade, e nossa missão é oferecer um serviço de qualidade que atenda bem tanto o paciente como o doador. Sem nos esquecer, é claro, do nosso bem mais importante, nossos colaboradores que mantêm esta unidade de saúde funcionando.”