Na semana mais fria do ano, Governo envia 35 mil cobertores a 186 municípios

Dona de casa Arcângela Soares, 21 anos, recebe cobertor da OVG durante ação na ocupação Alto da Boa Vista, em Aparecida de Goiânia (Foto: Lucas Dellamare)

O Governo do Estado, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), já distribuiu 35 mil cobertores da Campanha Aquecendo Vidas 2022 a 186 prefeituras. Todos os 246 municípios goianos serão contemplados pela ação, que é fruto de um investimento de R$ 2,68 milhões por parte da administração estadual. A iniciativa beneficia famílias em extrema vulnerabilidade social, pessoas em situação de rua e entidades sociais.

“Esse é um grande investimento por parte do Governo de Goiás. O governador Ronaldo Caiado está e sempre esteve a postos para atender a todos os goianos, sem deixar ninguém para trás, estejam eles onde estiverem. É por isso que hoje estamos distribuindo esses 70 mil cobertores, tanto para os municípios do interior quanto nas ações de porta em porta na Região Metropolitana”, explica a presidente de honra da OVG e coordenadora do GPS, primeira-dama Gracinha Caiado.

Somente em Aparecida de Goiânia, as doações atenderam cerca de 700 famílias que vivem na ocupação Alto da Boa Vista. Uma das beneficiadas foi a dona de casa Arcângela Soares, 21 anos, que é mãe de três filhos e espera o quarto. Segundo ela, na noite anterior à entrega, as crianças apresentavam quadro febril e ela se preocupou ainda mais com o frio: “Quando o tempo esfria assim, a gente sempre se preocupa. Somos muito simples e não temos muitos cobertores”, contou.

Gracinha Caiado conversa com famílias em extrema vulnerabilidade social em Aparecida de Goiânia durante distribuição de cestas básicas e cobertores da Campanha Aquecendo Vidas 2022 (Foto: Lucas Dellamare)

Solidariedade
Além dos cobertores, a OVG também arrecada agasalhos novos e usados, em bom estado de conservação, doados em parceria com empresas e instituições. Os donativos estão sendo destinados a entidades sociais, famílias vulneráveis, pessoas em situação de rua e refugiados.

De acordo com a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, envolver a sociedade civil nas ações solidárias é essencial: “Não é simplesmente arrecadar os cobertores, mas sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de ajudar quem precisa. Neste tempo de frio intenso, o mais importante é ajudar quem se encontra em extrema vulnerabilidade social, ampliando nossa corrente do bem.”

A Campanha Aquecendo Vidas teve início no dia 11 de maio, com a entrega da primeira remessa de cobertores para os municípios. Na ocasião, representantes de cinco prefeituras estiveram na sede da OVG para receber das mãos de Gracinha Caiado os cobertores: Quirinópolis, Trindade, Anhanguera, Campos Verdes e Jaraguá. No dia do lançamento, a OVG também começou a arrecadar agasalhos, novos e usados, em 10 pontos de coleta na capital. O endereço de cada um pode ser acessado no site da Organização: www.ovg.org.br

Campanha
Realizada todos os anos, a iniciativa já distribuiu mais de 130 mil cobertores desde 2019, além dos 70 mil adquiridos para este ano. As mais de 200 mil peças compradas desde o início da gestão representam um investimento de R$ 6,5 milhões pelo Governo do Estado.