Em 3 meses, Governo investe R$ 12,2 milhões em estradas rurais de 39 municípios

Programa Patrulhas Mecânicas Regionais conta com 8 equipes, cada uma com 14 máquinas, operários, combustível e transporte, que ficam à disposição para executar serviços nas estradas definidas pela prefeitura em convênio com o Estado (Foto: Goinfra)

Três meses após o lançamento do Patrulhas Mecânicas Regionais, o Governo de Goiás já transformou a trafegabilidade na zona rural de 31 municípios goianos e, neste mês de maio, está presente em mais oito cidades. Executado pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), o programa contabiliza R$ 12,2 milhões investidos, desde fevereiro último, para a execução de levantamento de greide, revestimento primário e solução de pontos críticos em estradas vicinais não pavimentadas. Ao longo dos próximos três anos, o governo vai investir R$ 160 milhões na manutenção dessa infraestrutura municipal.

“Estruturamos o programa para dar suporte aos municípios e iniciamos nossas ações ainda durante o período chuvoso para restabelecer o tráfego seguro nas estradas rurais”, conta o presidente da Goinfra, Pedro Sales. Dentro do Patrulhas Mecânicas Regionais, a Goinfra montou 8 equipes, cada uma com 14 máquinas, operários, combustível e transporte, que ficam à disposição para executar serviços nas estradas definidas pela prefeitura em convênio com o Estado. “Essa é a parceria”, ressalta o governador Ronaldo Caiado. “Disponibilizamos equipamentos pesados, além de todo o necessário para o trabalho. Tudo por conta do Governo de Goiás.”

Entre as 31 cidades já beneficiadas estão Faina, Britânia, Santa Fé de Goiás, São Miguel do Araguaia, Porangatu, Campinorte, Santa Terezinha e São João D´Aliança. Atualmente, as patrulhas trabalham em Santa Terezinha de Goiás, Matrinchã, Cavalcante, Padre Bernardo, Palestina de Goiás, Aragoiânia, Silvânia e Rio Quente. Em cada localidade, a Patrulha fica em torno de 10 a 21 dias. Terminado o trabalho, segue para a próxima cidade. “Temos muito chão pela frente para imprimir a qualidade do nosso trabalho e o compromisso do Estado com o desenvolvimento em cada um dos 246 municípios goianos”, aponta Pedro Sales.

Em cada localidade, a Patrulha fica em torno de 10 a 21 dias. Terminado o trabalho, segue para a próxima cidade (Foto: Goinfra)

Progresso
O trabalho da Patrulha beneficiou Moacir Leite, produtor rural de Palestina de Goiás, que avalia a chegada do serviço como sinal de progresso. “A gente depende muito desse trabalho. Depois que a Goinfra chegou à porta da minha casa, a esperança ficou grande. Serviço aprovado!” No município, as máquinas da Goinfra melhoram a trafegabilidade das vicinais que, nas palavras do prefeito Talvani Couto, atendem a um “corredor de grãos de extrema importância”, por onde transitam as produções de soja, milho, arroz e gado de corte e de leite, cuja participação na economia local é de 56,8%.

Já na região Norte, o prefeito Douglas Faria, de Campinaçu, agradece pela conclusão das melhorias que chegaram à porta do Assentamento Vale do Bijuí. “Nunca tivemos essa quantidade de equipamentos e servidores à disposição para executar uma tarefa diferenciada e fundamental para a nossa população do campo, que tanto precisa de estradas em boas condições para o escoamento das colheitas”. A cidade foi uma das mais penalizadas pelas chuvas intensas no início do ano.

Em Caçu, no Sudeste do Estado, o maquinário da Goinfra executou o serviço de levantamento de greide e cascalhamento nos trechos escolhidos pela administração municipal. A prefeita Ana Cláudia Lemos aprovou o resultado: “Esse apoio do Governo de Goiás é muito importante para nós, que, em época de seca, vivenciamos transtornos no dia a dia do transporte escolar na zona rural, e no vai e vem da produção de cana-de-açúcar e das criações de gado de leite e de corte”.

Com a ação, o Governo de Goiás garante trafegabilidade, segurança e acesso facilitado a distritos, assentamentos e povoados, além de rotas estratégicas para o escoamento de produção agropecuária. Integram os 14 maquinários de cada equipe de patrulha: quatro caminhões caçamba basculante truck, dois caminhões caçamba basculante toco, duas motoniveladoras, um cavalo mecânico de dois eixos com prancha de três eixos, um rolo compactador pé de carneiro, uma escavadeira hidráulica, um caminhão truck pipa, um trator de pneus tração com grade aradora e uma pá carregadeira com retroescavadeira.