Seminário promovido pela Fapeg reúne pesquisadores do PPSUS
O Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estão investindo um total de R$2.137.500,00 em 20 projetos de pesquisa visando o desenvolvimento de soluções científicas, tecnológicas e de inovação em Saúde que possam refletir em melhorias na qualidade do atendimento à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiás. Os trabalhos foram iniciados em 2021 e se estenderão até meados de 2023.
Os 20 coordenadores das pesquisas que foram selecionadas na Chamada Pública 05/2020 – 7ª edição do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS) participam nos próximos dias 2 e 3 de junho, do seminário de avaliação parcial do Programa, organizado pela Fapeg, para apresentar os seus projetos, as metas, os resultados parciais dos trabalhos e explicar quais são as potencialidades de incorporação da produção científica gerada aos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Os trabalhos serão apresentados a uma banca avaliadora composta por doutores vinculados a Instituições de Ensino Superior parceiras e profissionais da Secretaria da Saúde, que vai avaliar o andamento das pesquisas e sugerir ajustes, caso sejam necessários, para a execução dos trabalhos dos cientistas dentro das exigências do edital. O evento acontecerá na Área IV, Boco D, Sala de defesa de dissertação e tese, nas dependências da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Avenida Universitária, 1.440, Setor Universitário. Nos dois dias, as atividades acontecerão das 8 às 18 horas.
PPSUS
A Chamada Pública é uma parceria da Fapeg com o Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O objetivo é apoiar financeiramente e fortalecer as pesquisas científicas, tecnológicas ou de inovação que tenham potencial para oferecer novos serviços e dar respostas a problemas prioritários de saúde enfrentados pela população usuária do SUS, promovendo avanços no contexto do SUS, fortalecendo a política pública de Saúde no Estado de Goiás, melhorando os indicadores de saúde, aproximando a academia, a gestão pública da saúde e a sociedade. Além de colaborar para o aprimoramento e consolidação do SUS, a Chamada Pública contribui para o estímulo ao ensino, pesquisa, extensão e educação em saúde, colaborando com a formação de recursos humanos qualificados. O valor máximo fomentado é de R$ 150 mil por pesquisa.
Eixos das pesquisas
Os pesquisadores estão trabalhando em pesquisas dentro de cinco eixos temáticos: Programas e Políticas em Saúde; Gestão e Regulação em Saúde e Educação Permanente em Saúde; Vigilância de Riscos e Agravos à Saúde Individual e Coletiva; Atenção à Saúde Materno Infantil, da Criança, da Mulher e do Adolescente; e Causas Externas, Saúde do Trabalhador e Populações Vulneráveis.
Estão entre as pautas dos trabalhos dos cientistas a descoberta de novos medicamentos, tecnologias, serviços e procedimentos que possam contribuir para a prevenção de doenças; criação de novos protocolos para a promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde; e para a redução de agravos e diminuição das desigualdades sociais. E ainda, os diferentes impactos da pandemia de Covid-19 na população do Estado de Goiás, diferentes tipos de vírus, câncer, leishmaniose, febre maculosa, HIV, bactérias e antibióticos resistentes, coinfecção da covid em crianças, saúde bucal, ISTs, inseticidas ecossustentáveis para o controle do Aedes aegypti.
Serviço:
Seminário parcial da 7ª edição do PPSUS
DATA: 2 e 3 de junho
HORÁRIO: das 8 às 18 horas
LOCAL: Área IV, Boco D, Sala de defesa de dissertação e tese, nas dependências da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Avenida Universitária 1.440, Setor Universitário.