CGE lança Painel de Dados Estatísticos da Ouvidoria-Geral do Estado

O Painel oferece à Ouvidoria-Geral uma visão consolidada dos resultados alcançados pelas ouvidorias setoriais, tanto na média geral quanto específicos

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) disponibiliza à sociedade o Painel de Dados Estatísticos da Ouvidoria-Geral do Estado, fruto de parceria com o Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB). A ferramenta, que é de uso público, fornece ao cidadão acesso a dados e estatísticas registrados pelas ouvidorias setoriais do Poder Executivo estadual (pedido de acesso à informação, reclamação, denúncia, sugestões, elogios, solicitação e comunicação). O painel permite análises, acompanhamento ou qualquer tipo de estudo ou ação que dependa de informações do Sistema de Ouvidoria, tabuladas e sistematizadas a partir de diversos filtros e indicadores.

Desenvolvido pela Superintendência de Participação Cidadã da CGE, o painel contribui com a transparência da gestão pública ao garantir à sociedade acesso às principais demandas e seu acompanhamento pelo Sistema de Ouvidoria, a partir de filtros como data, município, situação, órgão e outros, distribuídos em cinco áreas de análise: panorama geral das manifestações; manifestações distribuídas no mapa  de Goiás; análise das manifestações; análise do tempo de resposta das manifestações e análise da Pesquisa de Satisfação, que é realizada ao final da manifestação do usuário.

Entre os principais indicadores acompanhados pelo Painel de Dados Estatísticos da Ouvidoria-Geral estão:

•       Prazo médio de respostas: mede a quantidade de dias para responder às manifestações encaminhadas aos órgãos;

•       Índice de confiabilidade no serviço de ouvidoria: mede o grau de confiabilidade do usuário no serviço da ouvidoria, que atribui uma nota de 0 a 10 ao responder a pesquisa de satisfação realizada ao finalizar a manifestação;

•       Índice de resolutividade das manifestações: mede o porcentual de resolutividade das manifestações, calculado a partir das respostas do usuário à pergunta: “Sua demanda foi resolvida?”, realizada durante a pesquisa de satisfação;

•       Tipo de manifestação: identifica o porcentual de manifestações classificados segundo o tipo – reclamação, denúncia, sugestões, elogios, solicitação, comunicação e pedido de acesso à informação;

•       Principais assuntos e subassuntos demandados aos órgãos.

Além da importância para o cidadão, o Painel oferece à Ouvidoria-Geral uma visão consolidada dos resultados alcançados pelas ouvidorias setoriais, tanto na média geral quanto específicos. Para as ouvidorias setoriais, a ferramenta permite também uma visão dos resultados de seu trabalho, cujos dados podem ser usados isoladamente ou em comparação com outras ouvidorias.

Dentre as informações que podem ser visualizadas, além de indicadores como número de manifestações, tempo médio de resposta, índice de resolutividade e nota de recomendação, destacam-se informações relativas aos principais assuntos demandados, o que fornece aos órgãos elementos para melhorar a prestação do serviço público, a partir das evidências disponíveis na ferramenta.

Saiba mais

Conheça as cinco áreas de análise do Painel de Dados Estatísticos da Ouvidoria-Geral do Estado:

Panorama (análise geral)

Apresenta uma visão geral da quantidade de manifestações de acordo com as seguintes características: por órgão; por assunto; por subassunto; por tipo de manifestação e uma série histórica mensal. Além disso, são apresentadas informações da quantidade de manifestações protocoladas, da quantidade de entidades governamentais com manifestações e do tempo médio de resposta.

Mapas

Os painéis de mapas coroplético e de bolha apresentam os quantitativos de manifestações distribuídas geograficamente nos municípios goianos. A diferença entre os dois mapas está na forma de apresentar a frequência de manifestações.

Tempo de resposta

-Prazo: apresenta as informações sobre o tempo de resposta a partir de duas perspectivas. A primeira mostra a proporção de manifestações com tempo de resposta superior, ou não, a 30 dias em relação à situação de finalização. A segunda é dada pela análise do tempo médio de resposta por série histórica e por órgão.

-Tempo médio: apresenta as estatísticas descritivas do tempo de resposta de acordo com o órgão. Além disso, permite visualizar graficamente o tempo médio das manifestações por tipo de manifestação, por subassunto e por assunto.

Manifestações

-Análise geral: apresenta uma visão geral sobre o quantitativo de manifestações por assunto, por subassunto e por série histórica;

-Por hierarquias: apresenta uma análise do quantitativo de manifestações a partir de uma árvore hierárquica relacionada ao tipo de manifestação, ao assunto e ao subassunto;

-Por ranking: apresenta uma visão do ranking do quantitativo das manifestações por tipo de manifestação, assunto, subassunto e por município.

O Painel de Dados pode ser acessado clicando diretamente no link ou no site da CGE-GO, menu Ouvidoria.