Estado reforça capacitações nas áreas do Programa de Compliance Público

Em 2020, a Escola de Governo abriu 18 turmas e certificou cerca de 2 mil servidores nos cursos do PCP. (Foto: CGE)

A Controladoria-Geral do Estado e a Escola de Governo do Estado de Goiás iniciaram as turmas de capacitação dos servidores estaduais nos cursos do Programa de Compliance Público de Goiás (PCP). Para este primeiro semestre de 2021, as inscrições já estão abertas no site da Escola. A expectativa é capacitar 2 mil servidores até julho.

Além dos cursos, serão realizados pelos 44 órgãos participantes do PCP vários eventos de replicação e disseminação dos conhecimentos do programa. Desde a instituição do programa, em 2019, a administração estadual já capacitou mais de 3.700 servidores nos quatro eixos: ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos.

Com a pandemia, as aulas, que eram presenciais, foram convertidas para a versão a distância (EAD).  Em 2020, a Escola de Governo abriu 18 turmas e certificou cerca de 2 mil servidores nos cursos do PCP. De acordo com o superintendente de Auditoria da CGE, Luís Henrique Crispim, a meta é fornecer neste semestre de 2021 capacitação integralmente virtual dos quatro eixos do programa. “Vale lembrar que a capacitação dos servidores dos órgãos estaduais nesses eixos é um dos quesitos que contam pontos para o Ranking do Programa de Compliance Público desse ano”, afirma Crisprim.

A formação em Compliance faz parte de um vigoroso processo de internalização da cultura de integridade e conformidade por parte do Governo de Goiás aos servidores e todos aqueles que se relacionam com o poder público estadual. Trata-se de instrumentos que ultrapassam a mera proposição de controles administrativos, sendo fundamentais para aprimorar o comportamento daqueles que lidam com recursos públicos e que têm a responsabilidade de bem servir o cidadão.

Para o primeiro semestre deste ano, estão programadas 19 turmas de capacitação ligadas ao Programa de Compliance. Destas, seis foram finalizadas, duas estão em andamento e as demais com inscrições abertas ou por abrir (veja tabela abaixo). Os cursos são Ética no Serviço Público (eixo 1), Fomento à Transparência (eixo 2), Ouvidoria (eixo 2), Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar (eixo 3), Processo Administrativo de Responsabilização de Pessoa Jurídica (eixo 3), Gestão de Riscos (eixo 4) e Gestão de Riscos para Alta Gestão (eixo 4), este último voltado aos integrantes dos Comitês Setoriais de Compliance dos órgãos.

A superintendente da Escola de Governo, Roberta Costa, avaliou 2020 como um ano de superação tanto para os servidores que buscaram capacitação quanto para os professores que tiveram que reformatar as aulas.  Mas as dificuldades tornaram-se oportunidade para o Estado se reinventar. “Buscamos novas metodologias e ferramentas que nos permitissem estar próximos do nosso público, cumprindo com excelência a missão de selecionar talentos, desenvolver competências e fomentar o conhecimento e a inovação”, destacou Roberta.

Para fazer a inscrição nos cursos, o servidor deve acessar o Portal do Aluno da Escola de Governo.

Confira os cursos e datas: