Escola de Goianira realiza projetos socioemocional e profissional

Para ajudar os estudantes a superarem os impactos socioemocionais da pandemia, a Escola Estadual Professora Judith Florestina Dias, de Goianira, desenvolveu dois projetos interdisciplinares com os estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental neste ano letivo de 2022.

No retorno às aulas presenciais do início do ano, a unidade escolar se deparou com estudantes desanimados e abatidos por conta da pandemia. Afinal, foram dois anos longe da escola, em um período marcado por perdas de entes queridos e de dificuldades econômicas.

“Quando cheguei na escola, as pessoas estavam desanimadas. Na quarentena muitos alunos sentiram ansiedade”, relatou a estudante Camila Bonfim, de 14 anos, que também ficou apreensiva durante o isolamento.

Para incentivar os alunos a continuarem estudando, a Escola Estadual Professora Judith Florestina Dias promoveu rodas de conversa entre os estudantes e convidou diversos profissionais para realizarem palestras na unidade.

Rodas de conversa geram apoio emocional

No primeiro projeto, o “Dois dedos de prosa”, cerca de 140 alunos participaram de bate-papos sobre autoestima, saúde mental e valores pessoais. A escola também organizou reuniões com as famílias para ajudar os estudantes emocionalmente.

“Teve uma roda com minha professora de Inglês. Ela perguntou como a gente estava se sentindo e como foi passar os dois anos longe da escola”, contou Camila. Para a aluna, esse tipo de atividade é muito importante.

“A escola me ajudou muito, porque eu sinto que posso confiar não só nos profissionais da escola, mas também nos meus colegas de sala. Então eu desabafo com eles”, afirmou a estudante.

Escolhas para o futuro

Além das rodas de conversa, a escola está oferecendo palestras com diversos profissionais. No projeto “Judith na trilha do conhecimento”, a escola recebeu, nesta semana, dois professores e um repórter de TV, o jornalista Henrique Ramos.

Os profissionais apresentaram aos alunos as principais atividades de suas rotinas de trabalho, com o objetivo de ajudar os estudantes na escolha de uma carreira no futuro.

Nos próximos dias, os alunos também vão entrar em contato com médicos, bombeiros, arquitetos e engenheiros. “Está sendo bastante legal. Eu gostei mais da palestra do Henrique Ramos. Eu me identifiquei, estou até pensando em me tornar jornalista”, admitiu Camila.