Gracinha Caiado participa da assinatura de projeto de cooperação com Unesco

Gracinha Caiado ao lado da representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, durante reunião para assinatura do termo de cooperação entre Unesco e Governo de Goiás

A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, participou na manhã desta segunda-feira (30), em Brasília, da assinatura do projeto de cooperação técnica internacional entre a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás (Seds).

O projeto vai durar 56 meses com valor total de R$ 7.150.400,00, oriundos do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Fundo Protege).

A ação de “Fortalecimento das políticas de desenvolvimento social do Estado de Goiás” tem o objetivo de contribuir para consolidar as políticas públicas da infância, adolescência e juventude, com a finalidade de promover os direitos que assegurem oportunidades para o desenvolvimento integral às crianças, aos adolescentes e jovens do Estado de Goiás.

A primeira-dama Gracinha Caiado explicou que a parceria com a Unesco é mais um passo em direção ao aprimoramento e ao avanço do desenvolvimento social em Goiás. “Desde o início de 2019, o governador Ronaldo Caiado decidiu trabalhar a área social do Governo de Goiás de forma articulada e técnica, pois assim garantimos que as ações e os benefícios sociais cheguem àquelas famílias que mais precisam. Tenho certeza que essa cooperação com a Unesco vem somar com o trabalho técnico que temos desempenhado, trazendo práticas e experiências para o desenvolvimento social sustentável das famílias goianas”, explicou.

A representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, ressaltou que aspectos políticos não podem prevalecer na área social. “Basta trabalhar bem, que o resultado vem”, afirmou. Neste sentido, destacou o Estado de Goiás como exemplo. “É trabalhar como vocês fizeram, com Cadastro Único, com políticas consistentes e projetos que têm, lá na ponta, pessoas beneficiadas, independente de qualquer outra questão”, elencou Marlova.

Gracinha ressaltou que a Assistência Social é executada nos municípios, por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e, por isso, o trabalho social em Goiás tem sido realizado em total parceria com os municípios e suas equipes, independente de sigla partidária. “Desde o primeiro dia, eu disse para começarmos pelas regiões mais carentes. Quando os chamei [prefeitos], eles levaram um susto, porque não falei de votos, mas sim que queríamos trabalhar em conjunto. Nós sabemos que as pessoas moram nos municípios e que são os trabalhadores das prefeituras que conhecem na ponta aquelas famílias que vivem em vulnerabilidade social. Ao trabalharmos em parceria, temos a certeza de que as ações estarão fazendo a diferença real na vida dessas famílias”, pontuou a primeira dama.

Objetivos
Com a execução do projeto, a Seds espera implantar uma política de juventude no Estado, garantindo aos jovens o direito ao desenvolvimento integral, bem como reestruturar os programas de atendimento aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, nos aspectos ético-pedagógicos, organizacionais e de segurança, envolvendo e comprometendo os operadores dessas medidas e do Sistema de Garantia de Direitos. A ação visa, ainda, implantar uma rede de apoio à primeira infância com subsídios teóricos, técnicos, metodológicos, de formação e avaliativos para a execução do Programa Criança Feliz.

“A expectativa é de que possamos levar novas ideias, novos projetos dentro da política pública para os adolescentes, para a primeira infância e para a juventude, que são áreas que estão dentro da Secretaria de Desenvolvimento Social”, afirmou o titular da Seds, Wellington Matos. “Temos três grandes superintendências que atuam nessas áreas e precisamos sim de um apoio mais qualificado para que a gente possa, junto com as prefeituras e a sociedade civil, apresentar novas propostas de atuação”, acrescentou. Também esteve presente na assinatura do termo a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado.

Para o alcance de tais metas, o projeto lançará mão de diversas ações, tais como mapeamentos diagnósticos, pesquisas, sistematização de experiências bem-sucedidas, planos de formação, elaboração de metodologias e modelos de capacitações, seminários, oficinas de intercâmbio de experiências, elaboração de planos estratégicos, mapeamentos, entre outras.

Foto: Júnior Guimarães