Estudantes de escolas estaduais participam de trilhas na Chapada dos Veadeiros
Durante seis dias, alunos da rede pública estadual de ensino das cidades de Alto Paraíso de Goiás, Teresina de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, Nova Roma r São João da Aliança realizaram trilhas científicas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A ação é uma iniciativa do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), e integra a programação da 2ª etapa da Olimpíada de Humanidades 2022.
A Trilha Científica no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma atividade realizada com todas as escolas inscritas na Olimpíada. A ação tem o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o Cerrado e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, além de promover informações acerca da responsabilidade socioambiental de todos em relação ao Parque e ao Bioma.
Nas trilhas, os estudantes têm a oportunidade de conhecer melhor a biodiversidade e riquezas do local onde vivem e também de visitarem o Parque, em muitos casos, pela primeira vez, mesmo para aqueles que residem nos municípios que compõem a Área de Proteção Ambiental (APA) Pouso Alto.
Safira Rodrigues, aluna da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Elias Jorge Cheim, de Cavalcante, destaca a troca de informações entre os participantes. “Eu pude conhecer mais as riquezas da Chapada, comunicar com vários outros estudantes e aprender coisas que eu não imaginava”, conta Safira.
Olimpíada
Nesta 5ª edição, a Olimpíada de Humanidades tem como tema: “Da cerradania às goianidades: o viver-Cerrado”. O projeto é desenvolvido no decorrer do ano letivo em escolas estaduais da APA Pouso Alto.
Participam da ação o Educandário Humberto de Campos (Alto Paraíso de Goiás); C.E. Joaquim de Souza Fagundes (Teresina de Goiás); C.E. Elias Jorge Cheim (Cavalcante), C.E. Dr. Gerson de Farias (Alto Paraíso de Goiás); Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Joaquim Tomaz Ferreira da Silva (Colinas do Sul); e o C.E. Mal. Humberto de Alencar (Nova Roma).