Estudantes de escolas estaduais participam de trilhas na Chapada dos Veadeiros

Programação faz parte da Olimpíada de Humanidades, que ocorre durante todo o ano (Foto: Seduc)

Durante seis dias, alunos da rede pública estadual de ensino das cidades de Alto Paraíso de Goiás, Teresina de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, Nova Roma r São João da Aliança realizaram trilhas científicas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A ação é uma iniciativa do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), e integra a programação da 2ª etapa da Olimpíada de Humanidades 2022.

A Trilha Científica no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma atividade realizada com todas as escolas inscritas na Olimpíada. A ação tem o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o Cerrado e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, além de promover informações acerca da responsabilidade socioambiental de todos em relação ao Parque e ao Bioma. 

Nas trilhas, os estudantes têm a oportunidade de conhecer melhor a biodiversidade e riquezas do local onde vivem e também de visitarem o Parque, em muitos casos, pela primeira vez, mesmo para aqueles que residem nos municípios que compõem a Área de Proteção Ambiental (APA) Pouso Alto. 

Safira Rodrigues, aluna da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Elias Jorge Cheim, de Cavalcante, destaca a troca de informações entre os participantes. “Eu pude conhecer mais as riquezas da Chapada, comunicar com vários outros estudantes e aprender coisas que eu não imaginava”, conta Safira. 

Olimpíada
Nesta 5ª edição, a Olimpíada de Humanidades tem como tema: “Da cerradania às goianidades: o viver-Cerrado”. O projeto é desenvolvido no decorrer do ano letivo em escolas estaduais da APA Pouso Alto. 

Participam da ação o Educandário Humberto de Campos (Alto Paraíso de Goiás); C.E. Joaquim de Souza Fagundes (Teresina de Goiás); C.E. Elias Jorge Cheim (Cavalcante), C.E. Dr. Gerson de Farias (Alto Paraíso de Goiás); Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Joaquim Tomaz Ferreira da Silva (Colinas do Sul); e o C.E. Mal. Humberto de Alencar (Nova Roma).