Mutirão Governo de Goiás zera fila para exames de varizes em Luziânia
Durante a sexta edição do Mutirão Governo de Goiás, realizado no último fim de semana, em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) realizou mais de três mil atendimentos. A população usufruiu de serviços cotidianos, como vacinação e doação de sangue, até exames mais complexos e que necessitam de agendamento, como mamografia, ecocardiograma, testes oftalmológicos e Doppler MMI. Mais de 150 servidores foram mobilizados em cada dia da ação, entre médicos, biomédicos enfermeiros e trabalhadores administrativos.
O secretário da SES, Sandro Rodrigues, participou dos dois dias da ação e destacou a oferta dos 15 serviços de saúde à população. “Iniciativas como a do Mutirão levam serviços para perto das pessoas. Zeramos a fila para exames – como Doppler MMII da região, com 46 pessoas atendidas e que poderão dar andamento no atendimento médico cardiovascular e assim reduzir a demanda por tratamentos eletivos”, afirmou Rodrigues.
Exames
Os exames com o aparelho de Doppler foram executados por uma equipe do Hospital Estadual de Luziânia. A médica Natália Araújo Almeida, uma das responsáveis pelo procedimento, explicou que o Doppler MMI é um exame de ultrassonografia que permite identificar ou aumento da vascularização nas pernas, além da velocidade e direção do sangue nos vasos sanguíneos.
“O Doppler possibilita o diagnóstico de varizes, insuficiência venosa e trombose”, explica doutora Natália. Segundo a médica, a iniciativa atendeu a uma demanda reprimida da lista de pacientes que necessitavam para fechar o diagnóstico de distúrbios vasculares e, assim, serem encaminhados para tratamento cirúrgicos.
Satisfação
O senhor Carlos Martins, 59 anos, morador de Luziânia, esperava há um mês para fazer o exame. Recebeu um telefonema da Secretaria de Saúde e foi ao Mutirão realizar o doppler. “Precisaria ir à Goiânia, vim aqui, perto de casa, e já estou com o diagnóstico em mãos. Agora levarei o resultado ao médico para conferir a necessidade ou não de cirurgia”, comenta Carlos, ao aplaudir a iniciativa do Governo de Goiás.
A gerente de Regulação Ambulatorial da SES-GO, Susana Xavier, explica que os pedidos de exames não atendidos no Mutirão foram encaminhados ao Hospital Estadual de Luziânia. “A equipe técnica elaborou uma agenda e os pacientes realizaram os procedimentos no hospital”.
Consolidado atendimento:
Oftalmologia: 1.275
Vacina COVID-19: 364
Vacina Influenza: 137
Vacina tríplice Viral: 61
Vacina rotina: 22
Doação de sangue: 134
Cadastro Medula: 25
Ultrassom: 50
Eletrocardiograma: 74
Ecocardiograma: 34
Doppler MMII: 46
Testes Covid-19: 210
Regulação de pacientes: 493
Citológicos: 30
Mamografia: 73
Odontologia: 101