Maio Amarelo: Crer capta 52 bolsas de sangue

Voluntárias doam sangue na unidade móvel do Hemocentro no Crer e divulgam importância desse ato

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), em parceria com o Hemocentro, ambos unidades do Governo de Goiás, realizou na terça-feira (31/5) uma campanha de doação de sangue no hospital. Voltada aos profissionais da unidade, usuários e comunidade em geral, a ação captou 52 bolsas de sangue, encerrando a programação do Maio Amarelo.

“Diariamente lidamos com a necessidade e urgência clínica de uma transfusão de sangue para salvar um paciente. Parece simples, mas uma doação de sangue salva vidas. E nós, enquanto profissionais da saúde, somos protagonistas nesta árdua tarefa de conscientizar e incentivar a doação no nosso trabalho, na nossa família e na nossa sociedade”, explicou a supervisora da Agência Transfusional do Crer, Danielle Isadora Blumenschein.

Uma unidade de coleta móvel do Hemocentro esteve no Crer durante todo o dia, recebendo os doadores. Priscila Milomes dos Santos viu no noticiário que iria ter a campanha no Crer e fez questão de participar. “Eu já estive do outro lado. Sofri um acidente de trânsito e precisei de doação de sangue para sobreviver. Hoje, faço questão de ajudar a salvar vidas também”, disse.

Doador assíduo desde os 18 anos, Matheus Galberto aproveitou a oportunidade de doar sangue no local de trabalho, para atualizar o ato de solidariedade que já pratica, rigorosamente, três vezes ao ano.

“Para mim, a doação de sangue é mais do que um ato de solidariedade, é um compromisso com o próximo. Me sinto útil e grato em poder contribuir de alguma forma com a saúde de quem mais precisa. Doar sangue não me custa nada, mas pode significar a última chance de vida de alguém”, ressaltou o colaborador do Crer.

Para o diretor técnico do Crer, Ciro Bruno Silveira Costa, a ação reforçou o compromisso da instituição em trabalhar em prol da conscientização da importância da doação de sangue e da manutenção do estoque do Hemocentro de Goiás.

“Fomentar e promover campanhas de doação é de extrema importância, uma vez que não existe a possibilidade de aquisição financeira de sangue. Então, todo o estoque de que necessitamos, enquanto unidade de saúde, é oriundo de doação. Por isso, reforçamos sempre que doar sangue, além de um ato de solidariedade e amor, salva vidas, podendo salvar, inclusive, a nossa própria vida”.

Rafaela Bernardes (texto e foto)/Agir