Dia D de Prevenção a Incêndios na Zona Rural leva informação a cinco municípios

demonstrações foram conduzidas por equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO), de Sindicatos Rurais e da Enel Goiás (Foto: Enio Tavares)

Alto Paraíso, Cristalina, Goianésia, Morrinhos e Rio Verde receberam, na manhã desta quarta-feira (1º), atividades do “Dia D de Prevenção e Combate a Incêndios na Zona Rural”. O evento reuniu autoridades, lideranças locais e produtores para discutir medidas de redução do impacto do fogo no bioma e na produção agropecuária durante o período seco do Cerrado. Eles acompanharam demonstrações de realização de aceiros e podas, bem como de equipamentos e técnicas de combate aos focos de incêndio.

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e de Pesquisa Agropecuária (Emater) abriram os eventos nos cinco municípios simultaneamente, ao lado dos demais parceiros do Comitê Técnico de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio na Zona Rural do Estado de Goiás. As demonstrações foram conduzidas por equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO), de Sindicatos Rurais e da Enel Goiás.

Em Rio Verde, um caminhão do Corpo de Bombeiros e um até um avião fizeram demonstrações de resfriamento de áreas incendiadas. Além do Sindicato Rural, que sediou a ação em seu Tatersal de Leilões, o evento contou com o apoio da Faeg Jovem. A Seapa foi representada pelo superintendente de Produção Rural Sustentável, Donalvam Maia.

Demonstração de abafador em Rio Verde (Foto: Felipe Bomfim)

“A gente sabe que este ano secou mais cedo, e já havia uma massa grande de vegetação produzida pelas chuvas fortes do início do ano, então a propensão ao surgimento de focos é maior. Demos início às ações mais cedo, ampliamos a articulação entre os membros do Comitê e estamos mapeando a estrutura disponível em cada região para combater o fogo. Mas precisamos da participação de todos, governos, entidades, produtores e população em geral, para alcançar o melhor resultado possível nesta missão”, ressaltou ele.

Em Morrinhos, o “Dia D” foi realizado na sede do Sindicato Rural e as atividades demonstrativas envolveram a utilização de drones. “É uma ação muito importante do Comitê. Estamos levando conhecimento aos produtores rurais e à população em geral. É preciso que todos se engajem neste esforço, porque a situação climática vem se agravando e já há previsão de baixa umidade e seca prolongada”, afirmou o gerente de Produção Sustentável e Agricultura Familiar da Seapa, Ricardo Carneiro.

Outros municípios
Em Cristalina, os bombeiros apresentaram um aparelho portátil de bombeamento de água e também lançaram mão de abafadores e sopradores durante a demonstração de combate ao fogo. Coordenador regional da Unidade Planalto da Emater, Alexandre Resende Santiago representou o Governo de Goiás no evento, realizado na Área de Preservação Permanente (APP) do Ribeirão Embira, no Loteamento Vale do Sol. A Prefeitura Municipal e o Sindicato Rural foram parceiros da ação no município.

Ação realizada em Cristalina (Foto: Divulgação)

O Parque de Exposições Agropecuárias recebeu as atividades do “Dia D” em Goianésia. A Prefeitura Municipal, o Sindicato Rural e a Faeg Jovem apoiaram a iniciativa no município, onde a Seapa foi representada pela assessora Jéssica Tavares, da Gerência de Projetos e Inovação Agropecuária.

Já em Alto Paraíso o “Dia D” teve o apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do Sindicato Rural (que sediou o evento), da Faeg Jovem e da Fazenda Volta da Serra. O gerente de Projetos e Inovação Agropecuária, Leonardo Silvério, representou a Seapa.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em maio foram registrados 3.578 focos ativos de incêndio no Cerrado. A média histórica da região é de 1.711 focos. Sozinho, Goiás contabilizou 415 focos em maio, sendo que Mineiros, Cavalcante e Alto Paraíso concentraram a maior parte deles. A média histórica do Estado é de 186 focos. Nos dois casos, tanto do Cerrado quanto de Goiás, os números foram recordes para um mês de maio na série histórica iniciada em 1998.