Semad abre Semana do Meio Ambiente 2022

O governador fez um balanço, explicou as mudanças substantivas em relação à legislação ambiental e as criações de ferramentas tecnológicas para melhorar o serviço ao cidadão e aprimorar o trabalho dos servidores da pasta

Sustentabilidade, preservação de recursos naturais e proteção do Cerrado. Esses são alguns dos temas em debate durante a Semana do Meio Ambiente 2022, aberta oficialmente nesta quarta-feira (1º/6) pelo governador Ronaldo Caiado, que foi premiado por sua atuação em defesa do meio ambiente. O evento segue até o próximo dia 5 de junho com palestras, ações educativas, plantio de mudas e o Fórum Ambiental, com o tema ‘Uma só Terra: Vida Sustentável para as Futuras Gerações’.

Ao discursar, o governador lembrou que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) faz um trabalho marcado pela pacificação e construção de pontos de concórdia. “Vocês mostraram que não vieram para confiscar, punir ou multar. Tudo foi feito dentro de um processo educativo, mostrando que se não tivesse um cumprimento, aí sim haveria punições”, salientou Caiado. “Conciliamos produção com respeito ao meio ambiente”, ressaltou.

O governador fez um balanço ao explicar que foram realizadas mudanças substantivas em relação à legislação ambiental e criadas ferramentas tecnológicas para melhorar o serviço ao cidadão e aprimorar o trabalho dos servidores da pasta. Segundo ele, essas ações resultaram em benefícios diversos à população, como a proteção de mananciais e a consequente garantia de abastecimento de água nos municípios de Anápolis e Aparecida de Goiânia.

Homenagem

“Quero dizer que o que fizeram pelo meio ambiente nos dá orgulho e minha palavra é de agradecimento a todos da secretaria. Ao final de três anos, nós recuperamos 50 anos de Goiás. Até então não se fazia nada para modernizar ou atualizar”, completou o governador. Caiado recebeu o Prêmio Goiás Sustentável 2022, na modalidade Políticas Públicas, pela reformulação do licenciamento ambiental. As empresas Anglo American e Hypera Pharma também foram premiadas.

CAIADO SEM MEIO AMB-2
Caiado é homenageado durante abertura oficial da Semana do Meio Ambiente 2022. Recebe o Prêmio Goiás Sustentável, na modalidade Políticas Públicas, pela reformulação no licenciamento ambiental (Fotos: Júnior Guimarães)

A titular da Semad, Andrea Vulcanis, afirmou que o Estado tem muito a celebrar após esses quase três anos e meio de uma gestão focada na preservação do meio ambiente. “Podemos dizer que construímos em Goiás aquilo que a ONU [Organização das Nações Unidas] definiu em 2021, que é a paz entre a atividade econômica, a natureza e os recursos naturais”, relatou. Essa conquista ocorreu, completou a secretária, com base no diálogo e na participação de entidades parceiras.

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira destacou que a atual gestão conseguiu equilibrar uma difícil equação, que é conciliar o desenvolvimento sustentável e as leis ambientais com o setor produtivo. “Os frutos estão sendo colhidos”, ressaltou. O parlamentar também mencionou a participação da Casa de Leis na condução desse processo. “Tivemos participação importante na construção da lei ambiental mais moderna e menos burocrática do país”, pontuou.

Agenda

Um dos destaques da programação é o lançamento do Sistema de Monitoramento de Queimadas. A Semana de Meio Ambiente também contará com o Simpósio do Programa Juntos pelo Araguaia, iniciativa que já conta com previsão de investimentos de cerca de R$ 43 milhões. Desse total, R$ 18 milhões já estão em execução.

Ao final da programação da semana, os debates serão transformados na Carta Ambiental de Goiás, documento que dará norte às políticas ambientais no Estado. O encerramento, no dia 5 de junho, será realizado durante o Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica), com o plantio de mudas em uma nascente, assinatura de protocolo de intenções para ações no Parque Estadual Serra Dourada e acordo de cooperação técnica com a cidade de Goiás.

Participaram do evento os secretários Wellington Matos (Desenvolvimento Social) e César Moura (Retomada); os presidentes Francisco Caldas (Metrobus) e Ricardo Soavinski (Saneago); os deputados estaduais Francisco Oliveira e Bruno Peixoto; o prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra; além de empresários e lideranças.