Caiado participa de homenagem à secretária Cristiane Schmidt

Ronaldo Caiado durante sessão na Assembleia Legislativa, em que a secretária Cristiane Schmidt foi homenageada com o título de cidadã goiana: “Precisava trazer pessoas técnicas e capazes”, afirmou (Foto: André Saddi)

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta quarta-feira (1º/6), de sessão especial na Assembleia Legislativa, no Palácio Maguito Vilela, em Goiânia, em que a secretária de Estado da Economia Cristiane Schmidt foi homenageada com o título de Cidadã Goiana. A proposta de autoria do deputado Julio Pina teve aprovação por unanimidade dos parlamentares.

Segundo o governador, Cristiane “vestiu a camisa”, se dedicou e, com competência, tem feito muito pelo Estado. “Hoje houve o reconhecimento desta Casa, que representa o povo, do trabalho prestado por ela à população. Ela é merecedora desse título, que é a maior honraria de Goiás e que engrandece a sua trajetória de vida”, salientou.

Caiado ainda lembrou que Schmidt comandou, no início de 2019, o processo de renegociação das dívidas que permitiu o reequilíbrio financeiro do Estado.  “Eu precisava trazer pessoas técnicas e capazes. A Cristiane fez a tarefa de casa. Hoje temos outro momento na política no Estado, com investimentos em educação, saúde, obras, rodovias e programas sociais”.

Origens

Nascida no Rio de Janeiro, Schmidt afirmou que deixar o posto de quarta pior situação fiscal do país, herdado da gestão anterior, não foi uma tarefa simples, e a homenagem reconhece esse trabalho. “Coloquei meu corpo e minha alma em Goiás no projeto de Ronaldo Caiado. Comprei a agenda do meu chefe e trabalhei com toda intensidade necessária e possível para devolver Goiás aos goianos, lema maior do governador.”

Conforme a secretária, no Governo de Goiás a prioridade é lutar por boas causas para que todos municípios, independentemente do partido político, sejam beneficiados por políticas públicas. “Enfrentamos todos os desafios para estruturarmos um Estado mais saudável do ponto de vista fiscal. Fazer um ajuste fiscal nunca será um fim em si. Ele é um meio, uma forma para podermos ter condições de ajudar o próximo”, assegurou.

Currículo

Cristiane Schmidt  tem pós-doutorado na Universidade de Columbia (USA), mestrado e doutorado em ciências econômicas pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV/RJ). É professora da Fundação Getúlio Vargas e atuou como consultora para empresas nacionais e organismos internacionais, como o Banco Mundial e a Organização das Nações Unidas.

“Sabemos da gestão e da responsabilidade de Ronaldo Caiado e nisso há o DNA, a característica da secretária Cristiane, que ajudou de sobremaneira para podermos fazer todas as renegociações e ajustes necessários”, frisou o presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira. “Nosso governador escolheu a pessoa certa. Foram muitos os desafios, mas reconhecemos a seriedade e competência com que Cristiane e o governador conduziram o Estado”, afirmou o deputado estadual Júlio Pina, autor da homenagem.

Também estiveram presentes na homenagem o procurador-geral de Justiça, Aylton Vechi; o presidente do Tribunal de Contas do Municípios (TCM), Joaquim de Castro;  o corregedor-geral do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sebastião Tejota; o conselheiro do TCE, Celmar Rech; o subdefensor público-geral do Estado, Tiago Gregório Fernandes; o presidente da Associação Goiana de Municípios, Carlão da Fox; além de secretários de governo e presidentes de agências e autarquias do Estado.