Goiânia e Aparecida perdem menos água na distribuição que cidades da Europa e da Ásia

Além do aspecto econômico, com a redução dos custos operacionais, o intenso trabalho com a redução de perdas também garante a regularidade ao abastecimento no período de estiagem (Foto: divulgação)

Goiânia foi destaque positivo no estudo e configura como a melhor colocada no ranking das capitais brasileiras, com índice de perdas na casa dos 18%. Dentre os municípios mais populosos do Brasil, Aparecida de Goiânia também está em destaque, com 22%, figurando entre os oito municípios classificados como “padrões de excelência” no quesito.

Goiânia e Aparecida de Goiânia, inclusive, apresentam índices de perda de água menores que Londres (28%) e Hong Kong (25%), por exemplo. Além do aspecto econômico, com a redução dos custos operacionais, o intenso trabalho com a redução de perdas também garante a regularidade ao abastecimento no período de estiagem.

Além disso, Goiás é o estado que menos perde água na distribuição em todo o País. É o que revela o estudo do Instituto Trata Brasil. Enquanto a média nacional de perdas de água é de 40%, a Saneago atingiu apenas 27%, sendo a única companhia brasileira com índice abaixo de 30%. 

Redução

O estudo foi elaborado com base em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis), com referência ao ano de 2020, e – de acordo com o Novo Marco do Saneamento – a orientação é que estados e Distrito Federal alcancem a marca de 25% até 2033. Com mais de 10 anos de antecedência, Goiás está próximo de atingir a meta. 

Os trabalhos de redução de perdas ocorrem em todas as ruas da Região Metropolitana de Goiânia, onde os técnicos utilizam uma haste de escuta e, de porta e porta, verificam se há vazamento de água oculto no ramal que leva água aos imóveis. Com todo este intenso trabalho, consequentemente, o volume que antes era perdido transformou-se em novas ligações, ampliando o índice de atendimento.

Consumo Consciente

A participação da população tem uma importância fundamental no combate às perdas, informando os vazamentos para que as equipes possam, com agilidade, ir aos locais e executar os reparos nas redes. Sempre que identificar um vazamento, o cliente pode entrar em contato pela Central 0800 645 0115, WhatsApp (62) 32699115, site www.saneago.com.br (chat on-line) ou utilizar o aplicativo da Companhia para smartphone.

Para garantir água para todos é essencial que a população também faça o uso consciente da água. Além disso, assim como a Saneago monitora, atentamente, os vazamentos externos, a orientação é que a população realize, periodicamente, testes para verificar vazamentos nos imóveis. Para isso, há uma série de dicas: durante a noite, quando todos forem dormir, feche todas as torneiras e anote os números pretos que ficam no hidrômetro. Quando acordar, verifique se a numeração mudou. Caso tenha alterado, possivelmente há vazamentos na residência.