Agehab coleta assinaturas em escrituras de famílias de Goiânia

Famílias em atendimento na Região Noroeste de Goiânia, em fevereiro: mais de 6 mil atendimentos garantidos desde 2019 (Foto: Octacílio Queiroz)

A Agência Goiana de Habitação (Agehab) realiza, nesta sexta-feira (3) e sábado (4), coleta de assinaturas em escrituras de famílias residentes em Goiânia. Os encontros com representantes de 120 famílias beneficiárias serão realizados nos bairros Residencial Real Conquista, na Região Sudoeste da capital, e Jardim Curitiba e Vila Mutirão, Região Noroeste. A coleta de assinaturas nas escrituras é a etapa que antecede o envio destes documentos ao cartório para o registro legal e posterior entrega definitiva às famílias beneficiadas.

A primeira incursão, nesta sexta no Real Conquista, vai atender 30 famílias convocadas para o ato administrativo, na Escola Renascer (Rua C-7, APM8). O atendimento será realizado por funcionários da Agehab das 9 às 17 horas. Já no sábado, o Jardim Curitiba e a Vila Mutirão terão 90 famílias atendidas com o procedimento. A equipe da agência estará no CRAS Curitiba (Rua JC-22, Ed. 12-A, lt. 01/05, Jardim Curitiba II), também entre 9 e 17 horas. Os trabalhos fazem parte do esforço do Governo de Goiás em resgatar uma dívida histórica com as famílias que aguardam o documento que vai comprovar a propriedade de suas moradias.

Em 2021, o governador Ronaldo Caiado liberou R$ 15 milhões em recursos, provenientes do fundo Protege, para investimentos no programa de regularização fundiária do Estado, garantindo assim um trabalho contínuo. “Minha luta tem sido grande, mas nada é mais gratificante do que a alegria de quando se entrega uma escritura para uma pessoa que aguarda há tantos anos”, afirmou Caiado na ocasião. Ele ressaltou também que a habitação é uma das prioridades da gestão e que neste momento econômico difícil é preciso dar atenção especialmente às famílias que mais precisam.

Entregas
Com investimentos priorizados, a atual gestão estadual já entregou 4.572 escrituras e tem mais 526 encaminhadas para entregas ainda neste ano, somando mais de 6,1 mil escrituras garantidas até o final deste ano. A expectativa, no entanto, é viabilizar condições para que esse número ultrapasse 8 mil atendimentos. “Ter o documento definitivo de posse da sua casa é sair de uma zona de insegurança jurídica”, ressalta o presidente da Agehab, Pedro Sales.

Ele lembra que a regularização fundiária traz melhorias para o bairro, facilita a realização de reformas, acesso a empréstimos ou na sucessão, quando o imóvel é deixado para os familiares. “O processo de confecção da escritura é complexo, com várias etapas que demandam tempo e muitos recursos. No programa do Governo de Goiás as famílias recebem a escritura sem ter que pagar nada por isso. Queremos com isso, ajudar as famílias a melhorarem de vida”, afirma.

O resultado são histórias com desfecho feliz como a da cabeleireira Maria da Conceição Lima, 61 anos, da Vila Mutirão, que recebeu sua escritura no último mês de fevereiro. Ela diz que a escritura traz sensação de liberdade e que com o documento em mãos agora vai tentar um empréstimo bancário. “Muitas vezes tive medo de não conseguir. Agora acredito que é possível. É uma sensação de liberdade. Estou precisando realmente dela. Preciso fazer um empréstimo e sem escritura, eu não conseguia. Esse programa me ajudou muito”, comemora.

Serviço
Coleta de Assinatura em 30 Escrituras – Residencial Real Conquista Goiânia
Data: 3 de junho, sexta-feira
Horário: 9 às 17 horas
Local: Escola Renascer – Rua C-7 Com Rua C-16, Apm8 – Real Conquista – Goiânia)

Coleta De Assinatura em 90 Escrituras – Jardim Curitiba e Vila Mutirão
Data: 4 de junho, sábado
Horário: 9 às 17 horas
Local: CRAS Curitiba (Rua Jc-22, Ed. 12-A, Lt. 01/05 – Jardim Curitiba II – Goiânia)