Governo reforça orçamento da Agrodefesa para garantir retirada da vacina contra aftosa

Objetivo principal é garantir o complemento das medidas sanitárias que vão consolidar a retirada da vacina contra febre aftosa no Estado, a partir de 2023 (Foto: Reprodução)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Economia, destinou à Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) um total de R$ 5.160.609,65 em créditos suplementares ao orçamento de 2022, para custear despesas de atividades a serem desenvolvidas pelas áreas técnicas, bem como para viabilizar o suporte operacional das ações. O objetivo principal é garantir o complemento das medidas sanitárias que vão consolidar a retirada da vacina contra febre aftosa no Estado, a partir de 2023.

Conforme o presidente da Emater, José Essado, os novos aportes representam um acréscimo de 45,34% ao orçamento de custeio da Agrodefesa para 2022, cujo montante é de R$ 11.381.000,00. “São recursos fundamentais para garantir a continuidade das ações sanitárias ao longo deste ano, preparando o Estado para a retirada definitiva da vacina a partir de2023, conforme já anunciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, enfatiza Essado. Ele também agradeceu o empenho do governador Ronaldo Caiado e da secre tária da Economia, Cristiane Schmidt, que acolheu a solicitação da Agência.

O diretor de Gestão Integrada da Agrodefesa, Augusto Amaral Rocha, ressalta que com a suplementação orçamentária, a Agência terá condições de cumprir sua missão de promover a sanidade animal e
vegetal no Estado, atuar em prol da saúde da população, contribuir para a preservação do meio ambiente e assegurar o acesso dos produtores agropecuários de Goiás aos mercadores consumidores. “A
liberação dos recursos levou em conta a fundamentação das justificativas apresentadas, demostrando a real necessidade dos recursos”, enfatizou Rocha.

Aplicações
Os recursos adicionais repassados à Agrodefesa serão utilizados em custeio e investimentos, contemplando operações como capacitação de fiscais estaduais agropecuários ligados à sanidade animal; fomento a atividades de difusão técnica no âmbito da zoossanidade; aluguel, abastecimento e manutenção de veículos, condição fundamental para os deslocamentos dos fiscais estaduais agropecuários às diversas regiões do Estado para acompanhamento e fiscalização de atividades pecuárias; pagamento de diárias e aquisição de Equipamentos Individuais de Proteção (EPIs), para uso dos servidores que atuam nos laboratórios.

Objetivam também bancar a contratação de solução especializada e homologada pelo WhatsApp Business API, para fornecimento de plataforma de comunicação e atendimento digital via WhatsApp, visando a automatização do setor de prestação de serviços da Agência, consolidando a emissão integrada de documentos Agrodefesa/Secretaria da Economia (Guia de Trânsito Animal e Nota Fiscal). E, finalmente, a contratação de serviços terceirizados de impressoras.