Caiado participa do encerramento da Festa do Divino Espírito Santo em Formosa

No encerramento da Festa do Divino Espírito Santo de Formosa, governador Ronaldo Caiado destaca grande participação popular (Fotos: Hegon Corrêa)

Em mais um marco de fé, cultura e tradição popular, o município de Formosa, na região do Entorno do Distrito Federal, encerrou a Festa do Divino Espírito Santo em 2022. A missa de Pentecostes, um dos pontos altos da festividade, teve a participação do governador Ronaldo Caiado, na noite deste domingo (5/6). Conduzida pelo bispo diocesano Dom Adair José, a celebração religiosa reuniu uma multidão de devotos na Catedral Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Caiado destacou o simbolismo da celebração religiosa e o envolvimento dos moradores. “Tenho passado por vários municípios e vejo aqui um trabalho especial da paróquia, a presença maciça da população nesta Festa do Divino Espírito Santo. Hoje vocês viram 12 casais disputando para serem imperadores e imperatrizes. Isso é um sinal muito positivo para os cristãos”, afirmou.

O evento é um dos mais importantes do calendário de Formosa. A primeira edição foi realizada no ano de 1838, após publicação da Lei Provincial de Goiás, que criou a Festa do Divino no então Arraial dos Couros. “Esta Festa tão bonita, que já ultrapassa um século, vem sendo trabalhada e purificada pela Igreja, para chegar aos moldes que estamos: uma festa sóbria com um caráter profundamente evangelizador e celebrativo”, afirmou o bispo diocesano Dom Adair José.

A programação começou no dia 27 de maio e também incluiu uma agenda social, com apresentações artísticas, bingos e leilões. A missa em Formosa foi a segunda celebração de Pentecostes que o governador Ronaldo Caiado participou neste domingo. A primeira foi realizada no município de Jaraguá pela manhã. De acordo com o ritual católico, essa tradição comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo e acontece 50 dias após o Domingo de Páscoa, o que corresponde ao dia de Pentecostes. O principal símbolo da festa é uma pomba branca, que representa o Divino Espírito Santo.

CAIADO FESTA DIVINO 8

Estiveram presentes o deputado federal Delegado Waldir; o deputado estadual Tião Caroço; o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel Sant’Anna Braga Filho; o ex-deputado federal Alexandre Baldy; o prefeito de Formosa, Gustavo Marques; e o prefeito de Planaltina de Goiás, Cristiomário de Sousa.