Agrodefesa implementa Planejamento Estratégico 2022-2024

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) já está implementando as ações e estratégias alinhadas no Planejamento Estratégico para o triênio 2022-2024, aprovado e publicado após um período intensivo de reuniões, discussões, autoavaliação, levantamentos de dados e prospecções que culminaram com a formulação de propostas e objetivos institucionais.

O foco principal é assegurar que a Agência possa desenvolver com eficácia a sua missão de executar a defesa agropecuária no Estado de Goiás, contribuir com a oferta de alimento seguro à população e garantir a sustentabilidade sanitária, ambiental e econômica do agronegócio em prol da sociedade goiana.

O presidente da Agência, José Essado, destaca a importância do Planejamento Estratégico que propicia à Agrodefesa um conjunto de normas e diretrizes de atuação para os próximos três anos. “Foi um trabalho exaustivo das nossas equipes técnicas, com envolvimento de diretores, gerentes, assessores, coordenadores de programas, coordenadores de Unidades Regionais e outros servidores, aos quais agradeço pelo empenho e dedicação”, enfatizou Essado.

Ele também enalteceu o trabalho do coordenador de Planejamento Estratégico Setorial da Secretaria da Economia, Vinícius Mamede Salum Chaer, e da assessora Amanda Flores, que instruíram o Grupo de Trabalho na elaboração do Planejamento Estratégico.

Abrangência

Após a realização de autoavaliações e estabelecimento de indicadores de oportunidades e ameaças nas mais diferentes áreas, utilizando a matriz SWOT (ferramenta gerencial que examina o ambiente interno e externo de uma organização a fim de encontrar oportunidades de melhoria e otimização do desempenho), a equipe definiu objetivos estratégicos institucionais compatíveis com o Plano Plurianual do Governo de Goiás, considerando cinco perspectivas, que são estratégicas para a Agência. Elas focalizam ações voltadas à sociedade, ações finalísticas, processos internos, aprendizado/crescimento, infraestrutura e finanças.

No estabelecimento dos objetivos estratégicos, o Planejamento propõe o detalhamento de cada um deles, com definições, ações e procedimentos operacionais visando o alcance dos resultados propostos, inclusive com o estabelecimento de indicadores. Todo o conteúdo remete para as competências da Agrodefesa de planejar, normatizar e executar as ações de defesa agropecuária do Estado, bem como promover estudos e integrar as ações na área de sanidade animal e vegetal.

O documento reafirma também os valores da Agrodefesa e as diretrizes do Programa de Compliance Público, com foco na transparência, ética, inovação, razoabilidade, gestão de risco e responsabilidade.

Força tarefa

Trabalharam na elaboração do Planejamento Estratégico a assessora da Presidência, que ficou responsável pela coordenação geral; a assessora da Diretoria de Gestão Integrada, Nathália da Fonseca Costa, coordenadora operacional. E ainda os gerentes Janilson Azevedo Júnior (Fiscalização Animal); Márcio Antônio de Oliveira e Silva (Fiscalização Vegetal); Paulo Viana Filho (Inspeção); Carlos de Castro Howes (Tecnologia) e Rafael Costa Vieira (Laboratório de Análises e Diagnóstico Veterinário), que representou todos os laboratórios.

Também participaram o coordenador do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, Fernando Borges Bosso; a coordenadora do Programa de Certificação Fitossanitária, Fernanda de Sillos Faganello; o responsável pelo Plano Plurianual, Cesário Geraldo Galvão; o coordenador da Regional Rio das Antas em Anápolis, Renan William Martins de Abreu; o membro do Colegiado Vegetal e responsável pela Transparência, José de Souza Reis Filho; a líder de Área, Rosana Cristina Martins e o técnico em Gestão Pública, Welson José Tanja.

12 objetivos estratégicos alinhados no Planejamento Estratégico

. Contribuir para a oferta segura de alimentos à sociedade
. Contribuir com a auto-sustentabilidade do setor produtivo agropecuário
. Promover e manter os status zoofitossanitários