Hemogo envia 200 bolsas de sangue a Pernambuco

Hemocentro de Goiás envia 200 bolsas de sangue para o estado de Pernambuco; banco de sangue do estado nordestino enfrenta déficit 40% devido à situação de calamidade após enchentes (Fotos: Britto e Flávia Rocha)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), enviou, nesta segunda-feira (06), 200 bolsas de sangue ao Estado de Pernambuco. A remessa atende solicitação do Ministério da Saúde para auxílio à Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), que está com déficit de 40% no estoque. As bolsas possuem concentrado de hemácias de dois tipos sanguíneos: A e O positivo. Cada uma pode beneficiar até quatro pessoas.

A contribuição foi possível graças ao investimento que o Governo de Goiás vem realizando para ampliar a Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo). “Sangue salva vidas e, com o investimento na Rede Hemo Goiana conseguimos ajudar Pernambuco neste momento difícil”, reforçou o secretário de Estado da Saúde, Sandro Rodrigues.

“Como vocês têm acompanhado, nas últimas três semanas nós temos passado por uma situação crítica por conta das fortes chuvas no Estado, e isso comprometeu muito o nosso estoque de sangue aqui no Hemope, o que nos levou a pedir ajuda da Coordenação do Sangue, que prontamente mobilizou os outros hemocentros em favor de melhorar nosso estoque”, conta Anna Fausta Cavalcante, diretora de Hemoterapia do Hemope.

Contribuição foi possível graças ao investimento que o Governo de Goiás vem realizando para ampliar a Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo)

Anna Fausta pontuou que o apoio do Hemocentro de Goiás e dos demais estados que se prontificaram a auxiliá-los neste momento será fundamental para garantir a manutenção do serviço de hemoterapia em Pernambuco. “Agradecemos a todos os hemocentros que enviaram bolsas de sangue para atender a população pernambucana, que precisa continuar com seus tratamentos. É importante salientar que mesmo diante dessa tragédia as pessoas continuam adoecendo, continuam acontecendo acidentes e a gente precisa atender esse público”, reforça.

Como doar

Para agendar a doação em umas das unidades da Rede Hemo, basta acessar o site agenda.hemocentro.org.br ou ligar no número 0800 642 0457. Para ser um doador de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. Quem tomou a vacina da febre amarela ou sarampo deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.

Endereços

Hemocentro Estadual Coordenador Professor Nion Albernaz (Avenida Anhanguera, nº 5.195, Setor Coimbra), em Goiânia e unidades da Rede Hemo no interior do Estado – Rio Verde, Jataí, Catalão, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu.

Horários: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e, em Goiânia, também aos sábados, das 8 às 12 horas.