Governo de Goiás e Relações Exteriores do Chile promovem Consulado a Distância em Goiânia

A expectativa da 3ª edição do evento é oferecer 50 atendimentos nos dias de atividade (Foto: SGG-GO)

Nos dias 8 e 9 de junho, cidadãos chilenos residentes em Goiás poderão regularizar a documentação de seu país de origem durante a realização da 3ª edição do Consulado a Distância – ação coordenada pela Assessoria de Assuntos Internacionais da Secretaria-Geral da Governadoria de Goiás, em parceria com a o Ministério das Relações Exteriores do Chile.

O evento será realizado no Auditório Mauro Borges (subsolo do Palácio Pedro Ludovico Teixeira), de 9h às 18h, mediante agendamento prévio, e vai oferecer uma série de serviços necessários para a regularização da documentação de cidadãos chilenos que residem no Brasil. Para se inscrever, é preciso enviar a solicitação para o e-mail: brasilia@consulado.gob.cl informando nome completo, número do RU, telefone e serviço pretendido.

Dentre os documentos mais solicitados nas duas primeiras edições destacaram-se a emissão da identidade, renovação de passaporte e abertura de processo para obtenção de nacionalidade chilena. Fora desta ação itinerante, todo cidadão chileno que precisa regularizar sua documentação necessita ir diretamente à Embaixada de seu país em Brasília para os trâmites processuais.

“Estamos encurtando distâncias para a comunidade que reside na região metropolitana da capital. O objetivo da iniciativa é acolher os cidadãos chilenos que residem em Goiás para que possam fazer uso dos serviços consulares de maneira mais facilitada sem se deslocarem à Brasília.”, explica o assessor especial, Giordano Sárvio Cavalcante de Souza.

Segundo a embaixada do Chile, em comunicado oficial enviado ao Governo de Goiás, reside atualmente em Goiás aproximadamente 220 cidadãos chilenos, estando na capital Goiânia um grupo chamado UNE-Chile-Goiás, que trabalha na organização da comunidade em solo goiano. A expectativa do órgão consular é oferecer 50 atendimentos nos dias de atividade. “No entanto, na nossa última edição, tivemos que ampliar um dia de atendimento para conseguir suprir a demanda”, recorda-se Giordano Sávio.

A 3ª edição do Consulado a Distância acontece após um lapso de dois anos de interrupção devido à pandemia do coronavírus. Sua última edição foi em 2019. O Governo do Estado confere total apoio a esse tipo de iniciativa e abre a oportunidade para que cidadãos de outras nacionalidades possam receber atendimento oficial de seus serviços nacionais.

Serviços oferecidos no Consulado a Distância:

– renovação de documento de identidade e passaporte

– obtenção de chave única

– registro de nascimento, certidão de casamento, de óbito e de antecedentes

– certificado de matrícula consular

– declaração de estado de solteiro

– atos notoriais (autorização de viagem a menor e emissão de poderes)

Serviço:

3ª edição do Consulado a Distância

Data: 8 e 9 de junho (quarta e quinta-feira)

Local: Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira (R. 82, 400 – St. Central, Goiânia – GO)

Horário: 9 às 18 horas

Agendamento para atendimento: brasilia@consulado.gob.cl