Festa em Honra ao Glorioso Santo Antônio do Descoberto tem apoio da Secult

Neste ano, a festividade é realizada pelo Governo Federal com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult)

Tradicional na região do Entorno de Brasília, a Festa em Honra ao Glorioso Santo Antônio do Descoberto chega a sua 252ª edição com diversas missas, shows musicais e a famosa distribuição de pãezinhos abençoados até o dia 13 de junho. Neste ano, a festividade é realizada pelo Governo Federal com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

De acordo com o secretário de Estado de Cultura, Marcelo Carneiro, um dos papéis da Secult é preservar e promover festas que representem nossa cultura. “São mais de 250 anos de história de uma festa que é essencial para a história de Santo Antônio do Descoberto, afinal, a cidade surgiu devido a capela construída aí. Ou seja, precisamos preservar e mostrar para todos os goianos esses festejos seculares que reúne apresentações musicais, dança e gastronomia”, explicou.

Serão vários dias de atrações, entre elas as tradicionais novenas, missas, romarias e a distribuição de centenas de pãezinhos de Santo Antônio. De acordo com o catolicismo, o Santo casamenteiro pegava pães do convento e dava aos pobres e aos doentes, que alegavam ficar curados após comê-los. Assim, durante a festa, os devotos produzem uma receita secreta enquanto realizam orações.

As missas são realizadas todos os dias, às 19h30, no Santuário localizado na Praça da Matriz, Centro, seguida da parte social com leilões e barraquinhas de comida. Essa edição da Festa em Honra ao Glorioso Santo Antônio do Descoberto terá ainda diversos shows, entre eles da dupla Fernando e Alessandro, Adriana Arydes, Marcus Biancardini e Almir Pessoa, sempre após a missa. Já a atração principal, Bruna Viola, sobe aos palcos no encerramento da festa, no dia 13 de junho, junto com o cantor Flávio Brasil.

A festa
Com mais de 250 anos, a festa dedicada a Santo Antônio é realizada desde 1770, quando  a capela construída para o santo foi ampliada. A edificação católica deu origem ao arraial, que mais tarde se tornaria a cidade de Santo Antônio do Descoberto-GO. 

Nos anos anteriores à pandemia, a Festa recebia cerca de 150 mil pessoas, de acordo com o Santuário do Santo Antônio. Em 2020, as missas e novenas foram realizadas online. Já em 2021, a programação foi em formato híbrido. A expectativa para este ano é que a festa volte a receber um público grande assim como nas edições anteriores.

Programação
07/06 Jonny e banda + Marcus Biancardini
08/06 Adriana Arydes
09/06 Fernando e Alessandro
10/06 João Lucas e Marcelo + Renato e Rafael
11/06 Almir Pessoa
12/06 Pedro Paulo e Mateus
13/06 Flávio Brasil + Bruna Viola