GoiásFomento abre credenciamento para novos correspondentes bancários

Sede da GoiásFomento na Avenida Goiás, local para entrega da documentação exigida

O Governo de Goiás, por meio da Agência de Fomento, abriu o período de credenciamento para novos correspondentes bancários da instituição financeira. O edital com as regras, publicado na segunda-feira (06), já pode ser consultado no endereço eletrônico https://www.goiasfomento.com/

Os interessados devem entregar envelope contendo os documentos exigidos até o dia 5 de julho, no Protocolo da Agência de Fomento, localizado na Avenida Goiás nº 91, térreo, Centro, em Goiânia, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

O correspondente credenciado pela GoiásFomento presta os serviços de coleta de informações e documentos, assim como providencia o encaminhamento de propostas de financiamento. Atualmente, são 167 correspondentes credenciados. O objetivo é ampliar essa quantidade para atender maior número de empreendedores e localidades no Estado. 

“Temos empresas conceituadas no mercado que prestam esse tipo de serviço para a GoiásFomento. A Agência realiza treinamentos, atualizando informações. O resultado vem com as propostas enviadas por eles de forma correta, com a documentação completa e sem pendências”, ressaltou o presidente da GoiásFomento, Eurípedes do Carmo.

Multiplicador

Com o auxílio dos correspondentes, disse Eurípedes do Carmo, é possível aumentar significativamente o número de propostas recebidas. “O correspondente é um multiplicador, ele leva as linhas de crédito que a GoiásFomento disponibiliza para os empreendedores que estão necessitando de financiamento. O correspondente direciona  as informações  para os clientes, e isso cria um efeito multiplicador”, ponderou o presidente da GoiásFomento.

Podem participar do credenciamento as sociedades, os empresários e associações definidos pela lei nº 10.046, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil): os prestadores de serviços notariais e de registro de que trata a lei nº 8.935, de 18 de novembro de 1994; e as empresas públicas conforme as regras constantes do Termo de Referência que está anexo no edital. 

Conforme o edital, os requisitos mínimos para solicitar o credenciamento são: ter instalação física para o atendimento de cliente e usuários; dispor de plataforma eletrônica para a realização das atividades; ter relação formalizada, mediante vínculo empregatício ou contratual, com integrantes da equipe de atendimento; participar do treinamento ministrado pela Agência de Fomento; seguir padrões, normas e tabelas definidas pela instituição; observar o Plano de Controle de Qualidade de Atendimento; manter cadastro atualizado dos integrantes da equipe, entre outras.

A relação dos documentos necessários está no edital. A análise da documentação apresentada será feita pela Comissão Permanente de Licitação (CPL) da GoiásFomento, na medida em que a solicitação for protocolada. Serão credenciados como correspondentes todos os licitantes que satisfizerem as exigências contidas no edital. 

O credenciamento será homologado pelo presidente da Agência de Fomento e, em seguida, será feita a formalização do contrato. A instituição ministrará treinamento de capacitação, no qual serão apresentados a função e o funcionamento da Agência de Fomento, os aspectos técnicos e práticos das operações de crédito, a regulamentação aplicável e aspectos do mercado. 

Mais informações sobre o processo de credenciamento de correspondentes bancários da GoiásFomento estão detalhadas no edital, como análise e julgamento dos pedidos de credenciamento, recurso, homologação, condições gerais do contrato, vigência do contrato, descredenciamento, obrigações da credenciada, rescisão, remuneração, fiscalização e dotação orçamentária.

Foto: André César