Projeto Leitura Todo Dia completa um ano

Projeto Leitura Todo Dia do Governo de Goiás completa um ano de atividades: iniciativa desenvolve a leitura crítica dos estudantes e atendeu cerca de 1.200 alunos da rede estadual (Foto: Seduc)

Lançado pelo Governo de Goiás em abril do ano passado, o projeto Leitura Todo Dia – Clássicos do Pensamento atendeu cerca de 1.200 estudantes da 1ª série de ensino médio de 30 escolas da rede estadual de ensino. A iniciativa visa a desenvolver a leitura crítica por meio do acesso a grandes obras da literatura mundial.

Para o secretário-geral de Governo e entusiasta do projeto, Adriano da Rocha Lima, o contato direcionado com obras de grandes pensadores da humanidade contribui para a formação integral dos jovens e vai muito além do despertar pelo gosto da leitura. “A educação é uma forma de emancipação. Apresentar a esses jovens formas aprimoradas de olhar e interpretar o mundo permite que eles se vejam além de suas condições atuais, mas identifiquem o potencial transformador que cada um de nós carregamos”, refletiu.

Neste ano, 29 colégios e uma escola estadual jurisdicionada à Coordenação Regional de Educação (CRE) de Inhumas participam do programa. Assim como na edição anterior, o projeto continua atendendo estudantes da 1ª série do ensino médio e incentivando a leitura de obras clássicas cujos temas são relacionados à atualidade.

Quando o estudante Salk Marley de Almeida, do Colégio Estadual Edmundo Rocha, de Goiânia, ingressou no projeto “Leitura Todo Dia – Clássicos do Pensamento”, obras como A Odisseia, de Homero, não faziam parte do seu repertório. “Foi uma experiência muito boa participar do projeto, essencialmente por essa interação com os clássicos do pensamento”, conta o jovem, que descobriu nas leituras o seu interesse pelas filosofias desenvolvidas no decorrer da história.

Contribuições
Além da Odisseia, de Homero, os participantes da 1ª edição do projeto leram clássicos como O Banquete, de Platão; e As Meditações, de Marco Aurélio. Ao final de cada leitura, os jovens se reuniam em rodas de conversa virtuais para debaterem as obras e estabelecerem relações entre o enredo e os dias atuais.

Incumbida de realizar o projeto em uma das turmas do Colégio Estadual Edmundo Rocha, a professora Vanderleya dos Santos Silva relata que as leituras fizeram com que os estudantes se atentassem para a influência que os clássicos têm em aspectos do cotidiano. “Alguns alunos que amam mitologia ficaram fascinados com a obra Odisseia”, afirma a professora. “Um aluno me disse que já tinha assistido ao filme em 2008 e que achou muito legal. Além disso, ele fez a leitura da obra na voz de Ruth Rocha em duas horas e sugeriu uma dramatização”.

Para além do enredo, Vanderleya viu surgir reflexos das leituras em outras habilidades dos estudantes como, por exemplo, a escrita. “Em produção de texto eles estão escrevendo uma sinopse das partes principais da obra. Está havendo um bom retorno”, ressalta. “Nesse ano eu estou achando excelente o desempenho da maioria dos alunos. Muitos já terminaram de ler a obra Odisseia”, concluiu, entusiasmada, a professora.

Quem também viu surgir novas habilidades após a participação no projeto foi a jovem Suzy Lima Cavalcante, aluna do antigo Colégio Estadual Valparaíso – hoje Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Valparaíso. A jovem, que hoje cursa a 2ª série do Ensino Médio, descobriu por meio da participação no Leitura Todo Dia o interesse em escrever resenhas literárias.

“A obra que mais me chamou atenção foi a de Marco Aurélio, porque nesta obra vemos o quanto ele era ético e sábio e isso nos ensinou muito. Escrevi uma resenha sobre esta obra. Eu sempre gostei (de ler), porém não tinha esse hábito de fazer resenhas. Aprendi com o projeto”, relata Susy.