Carreta da Prevenção atende em Novo Gama

Carreta da Prevenção dispõe de mamógrafo para exames em pacientes nos municípios visitados

“Há oito meses espero fazer uma mamografia. Já não tinha esperança de fazer o exame. Fiquei muito feliz da Carreta da Prevenção vir para Novo Gama, pois não precisei sair da minha cidade”, foi o que disse a dona de casa Joice da Silva Pereira, de 40 anos, que recebeu atendimento da Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino da Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa. A unidade chegou em Novo Gama nesta terça-feira, 7, e permanece no município até a próxima quarta-feira,15 de junho.

A Carreta da Prevenção, como é conhecida a Unidade Móvel, é um serviço itinerante do Governo de Goiás de atenção à saúde da mulher, que realiza exames de mamografia e Papanicolau com uma estrutura capaz de beneficiar pacientes em regiões distintas. O atendimento acontece das 7h às 17h e diariamente poderão ser realizados até 68 exames, todos feitos na hora.

Para fazer os exames em Novo Gama basta apresentar documento pessoal e ter realizado agendamento via regulação, na Secretaria Municipal de Saúde. A mamografia é realizada em pacientes de 40 a 69 anos. Já o exame citopatológico é realizado a partir dos 18 anos, em pacientes com vida sexual ativa. Em sete dias de atendimento, a expectativa é que sejam realizados 476 exames em Novo Gama.

Segundo a enfermeira Izabela Marcon, a Carreta da Prevenção tem uma importante atuação no movimento de prevenção contra o câncer de mama e estimula a participação de toda a população feminina dos municípios na luta contra a doença. “As mamografias realizadas na Unidade Móvel tem como função principal detectar a doença ainda em fase inicial para que seja possível iniciar o tratamento. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, e sabemos que o diagnóstico precoce da doença torna possível a cura”, disse.

A profissional ressalta que o exame Papanicolau, também realizado na Carreta da Prevenção, tem como estratégia detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença no início, antes que a mulher tenha sintomas. “É um exame ginecológico muito importante, pois tem um papel essencial no rastreio do câncer do colo de útero”, afirmou a enfermeira.

Texto: Julianna Adornelas / Instituto Cem
Foto: Divulgação