Vila Cultural Cora Coralina recebe a exposição Dos Últimos 3 Anos

Com gravuras e esculturas em papelão, o artista reflete sobre a cidade e toda a problemática que ela envolve. A mostra é gratuita (Foto: Secult)

A Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), recebe nesta quinta-feira (9), a partir das 18h, a exposição Dos Últimos 3 Anos, do artista Zé César. As obras podem ser visitadas até o dia 7 de julho, na Sala Antônio Poteiro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, gratuitamente.

Com 63 gravuras e 24 trabalhos tridimensionais, a mostra traz uma reflexão sobre a cidade e como ela é ocupada. “O conceito do meu trabalho é a cidade e toda a problemática que ela envolve, como o acúmulo de edifícios, a falta de espaço e a poluição visual. E tudo isso acaba acarretando na falta de um ordenamento e, assim, ela vai crescendo sem um direcionamento”, explicou o artista.

As gravuras feitas em técnicas de litografia a seco, gravura em metal, serigrafia e matrizes de plástico e tetra pak trazem elementos encontrados nas artes de rua, como o picho. De acordo com Zé César, seus trabalhos tem frases soltas em função das pichações e no visual urbanos que encontramos nos grandes centros.

Já as esculturas foram feitas em papelão, com estilete de pequenas e grandes dimensões. “Meu trabalho com o papelão veio da gravura, afinal eu já usava diversos processos tradicionais como xilogravura, gravura em metal, litografia, serigrafia e outros com colagem e recortando materiais. Dessa forma, trabalhei com outros suportes não convencionais como plástico e acabei chegando no papelão, que usava como matriz para imprimir depois da gravura”, esclareceu o artista.

Sobre o artista
Zé César é graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), doutor em Artes pela Universidad Complutense de Madrid e professor de gravura na Faculdade de Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes e Cultura Visual da UFG.

Já realizou exposições individuais em Goiânia, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Espanha, Austrália, Cuba, entre outros. Além disso, já publicou diversos livros, entre eles, Manual de Litografia Sobre Pedra, Ed. UFG, 2000; A Gravura em Matrizes de Plástico, Ed. UFG, 2004; Metrópolis, (Livro de Artista), Ed. UFG, 2008, De Gravuras e Cidades, Ed.UFG, 2010 e Capoeira é luta nossa, Ed. América, 2010.

Evento: Exposição “Dos Últimos 3 Anos”
Horário de Visitação: Segunda a sexta, das 9h às 17h. Aberta excepcionalmente nos dias 11 e 12 de junho, das 11h e 19h, durante a Feira e-cêntrica
Local: Sala Antônio Poteiro, Vila Cultural Cora Coralina
Endereço: Rua 23 esquina com a Rua 03, quadra 67, Setor Central.​ Goiânia – GO