Saneago adere ao Movimento +Água, lançado pela ONU

Desafio proposto pelo Movimento +Água é garantir disponibilidade de água em quantidade e qualidade suficientes para o atendimento às necessidades humanas como prioridade (Foto: Reprodução)

A Saneago assinou uma carta de compromisso aderindo ao Movimento +Água, lançado pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). O documento indica metas de universalização do saneamento até 2033, alinhadas ao Novo Marco Legal do Saneamento, que estabelece 99% de pessoas com acesso à água potável e 90% de esgoto coletado e tratado.

A iniciativa também planeja ações para garantir a segurança hídrica até 2030, com 50% de redução de captação de águas superficiais e subterrâneas e reflorestamento de 50% das áreas críticas que auxiliam na produção natural de água. Com isso, será possível impactar a vida de 100 milhões de pessoas no Brasil e avançar no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 6 – Água Potável e Saneamento.

O desafio proposto pelo Movimento +Água é garantir disponibilidade de água em quantidade e qualidade suficientes para o atendimento às necessidades humanas como prioridade, mas também viabilizando a prática das atividades econômicas e a conservação dos ecossistemas aquáticos e terrestres, considerando o contexto de mudança climática e degradação das bacias hidrográficas.

A Saneago se comprometeu a alcançar três destas metas, sendo que as duas primeiras terão como abrangência os municípios que compõem a comprovação da capacidade econômico-financeira, aprovada pelas agências reguladoras. Em suas rotinas de trabalho, a Companhia já executa ações ambientais para recuperação de nascentes e bacias hidrográficas de abastecimento, mas intensificará a atuação, visando atender à quarta meta.

De acordo com a Superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Saneago, Camila Roncato, a adesão da Companhia ao Movimento+Água reforça seu compromisso em buscar a universalização do saneamento e ampliar seus projetos de recuperação de bacias hidrográficas. “Com essas ações a Saneago junta esforços com outras empresas signatárias do Pacto Global da ONU e que aderiram ao Movimento+Água, para garantir qualidade de vida e saúde à população, água em quantidade e qualidade, e a conservação e recuperação dos ecossistemas”, afirma.

A universalização do saneamento e a segurança hídrica tem sido assuntos amplamente debatidos no Brasil e no mundo. Para o Superintendente de Relações com Investidores, João Pedro Tavares Damasceno, para que estas metas sejam alcançadas é preciso aumentar as ações coletivas. “O Movimento +Água é um impulsionador de transformação para avançarmos no ODS 6, que trata de Água Potável e Saneamento. Para nós, da Saneago, fazermos parte de um movimento como este demonstra ainda mais nosso compromisso com a sustentabilidade e a inclusão dos ODS em nossas estratégias”, destaca.

O Movimento + Água é resultado da colaboração entre Rede Brasil do Pacto Global, Instituto Trata Brasil, Ordem dos Advogados do Brasil Conselho Federal (OAB), The Nature Conservancy Brasil (TNC), Water.org e WWF Brasil.

Ambição 2030
O Pacto Global da ONU Brasil, maior ação de sustentabilidade corporativa do mundo, anunciou em 2 de maio, na B3, o lançamento da Ambição 2030, estratégia formada por sete grandes Movimentos, criados para acelerar as metas propostas pela Agenda 2030 da ONU. Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é uma prioridade, para tanto o engajamento das empresas é fundamental.

Os Movimentos são um chamado do Pacto Global da ONU Brasil para que essas instituições reconhecerem a urgência e a necessidade de promover ações concretas, com metas e compromissos públicos. O Movimento + Água, ligado à Plataforma de Ação Pela Água, está entre as iniciativas.