OVG lança projeto Consultoria do Bem para voluntários atuarem em entidades do terceiro setor

OVG lança projeto Consultoria do Bem com o objetivo de levar conhecimento técnico a voluntários de forma gratuita (Fotos: Laís Tavares)

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) realizou, nesta semana, a aula inaugural do Projeto Consultoria do Bem, por meio da Gerência de Promoção do Voluntariado. A iniciativa, que contará com a colaboração de profissionais voluntários de diversas áreas, como financeira, jurídica, administrativa e social, tem o objetivo de oferecer capacitações gratuitas a voluntários para que possam atuar em entidades do terceiro setor. A aula foi realizada na sede da organização, em Goiânia e foi ministrada pela assistente social Andreia de Paula Silva. O tema da primeira capacitação, que teve 29 participantes, foi a Introdução ao Estatuto Social.

“Essa é uma iniciativa muito importante para os voluntários. Eles recebem, de forma totalmente gratuita, uma consultoria completa com temas que contribuem para deixar a instituição que receberá o trabalho voluntário ainda mais especial. Isso é contribuir com o trabalho social que nossos parceiros vêm desenvolvendo de mãos dadas com a OVG”, diz a presidente de honra da Organização e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado.

Presente na primeira turma, o administrador de empresas Dernevaldo Santos Dias destacou o quão gratificante é ser voluntário, especialmente quando há uma preparação prévia. “Eu sempre quis fazer trabalho voluntário, agora com essa ação da OVG posso me especializar para que minha doação seja mais completa e eu me sinta mais seguro e confiante quando for ajudar. É uma iniciativa louvável”.

Ao participar da consultoria, os profissionais voluntários dispostos a contribuir com a iniciativa também passam por uma formação ministrada pela equipe da OVG, antes de compartilhar as próprias experiências. Neste processo, eles conhecem mais de perto características que definem o trabalho social e a importância dessa doação para quem mais precisa. De acordo com a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, “esse fortalecimento da cultura do voluntariado impacta diretamente nas famílias em vulnerabilidade ao fortalecer a rede socioassistencial que as ampara no dia a dia”.

OVG- PROJ CONSULT DO BEM 1
O administrador de empresas Dernevaldo Santos Dias, 38 anos, participou da primeira formação da Consultoria do Bem, na sede da OVG

A idealizadora da ação e gerente de Promoção do Voluntariado da OVG, Larissa Guimarães afirmou que o objetivo do projeto Consultor do Bem é ajudar quem mais precisa por meio de voluntários capacitados. “Nossa intenção é conectar quem tem conhecimentos técnicos a quem já faz o trabalho prático. Assim, ao fortalecermos o voluntariado, nós oferecemos novas visões sobre o social. Por isso, temos requisitos que avaliam os voluntários e os direcionam às melhores oportunidades. Com esse trabalho, quem sai ganhando são as pessoas mais necessitadas”. A capacitação será concluída no próximo dia 21 de junho.