Fórum do Consad propõe e-book para nortear trabalhos dos próximos governos

Presidente do Consad e titular da Secretaria da Administração (Sead Goiás), Bruno D'Abadia, durante Fórum Nacional de Secretários da Administração, em Belo Horizonte (Fotos: Sead)

Os secretários de Administração e Planejamento e técnicos da gestão pública de todo o país estiveram reunidos durante dois dias (9 e 10/6), no 122º Fórum Nacional do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), em Belo Horizonte, em momento de imersão e intercâmbio de experiências e discussões ligadas à gestão pública e à atual conjuntura política e econômica dos estados.

Esta foi a primeira vez que o titular da Secretaria de Estado de Administração de Goiás (Sead Goiás), Bruno D’Abadia, conduziu um evento no comando do Conselho, desde que assumiu a presidência do Consad, no último mês.

Com 220 participantes, recorde de inscritos, o encontro teve como ponto alto a assinatura, na quinta-feira (9), da parceria do Consad com o Centro Liderança Pública, Fundação Cabral e Movimento Vamos, para a produção de um e-book para nortear os trabalhos dos próximos governos eleitos e reeleitos.

Presidente do Conselho, Bruno D’Abadia reiterou que a ideia central é assegurar a continuidade de políticas públicas sem prejuízo ao cidadão. “Mais do que dar tangibilidade aos tópicos inerentes à sucessão, o propósito do material é remodelar esse processo, de maneira a fomentar transições democráticas e que sejam pautadas no conceito de Estado e não em pequenezas ou intrigas políticas. O conteúdo será feito por pessoas e profissionais que permanecerão na administração, pensando nas entregas, no cidadão que não pode esperar ou ser penalizado por esses embates”, destacou o presidente do Consad. O e-book será entregue até o final do ano.

Na sexta-feira (10), grupos de trabalho (GT) temáticos apresentaram aos conselheiros do Consad, como resultado das discussões entre os estados, as diretrizes que constituirão o e-book, com orientações de boas práticas na transição. Goiás integra diversos GTs no Consad, em áreas como Compras Públicas, Patrimônio, Gestão de Pessoas e Transformação Digital.

Além do titular da pasta, participaram do Fórum, pela Sead Goiás, a subsecretária de Gestão Pública, Lara Borges; o superintendente da Central de Patrimônio, Rogério Carneiro; a superintendente da Central de Transformação Pública, Vânia Bareicha; o superintendente da Central de Compras Governamentais e Logística, Ândrei Oliveira e a superintendente da Central de Políticas Estratégicas de Pessoal, Fabiana Falcomer.

O próximo evento do Consad será em Goiânia, em setembro, reunindo todas as unidades da federação e o Distrito Federal, oportunidade em que o colegiado reunirá o copilado de boas práticas em temáticas prioritárias da gestão para o fechamento do e-book.