Seduc retoma programa Aprender para Avançar

Apresentações do APA serão realizadas para estudantes, professores, servidores, coordenadores pedagógicos, gestores, pais e responsáveis e toda a comunidade escolar (Foto: Seduc)

Para promover a retomada do programa Aprender para Avançar (APA), a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), realizará dois eventos de apresentação do projeto criado com o objetivo de contribuir para a redução na distorção idade-série escolar. 

O primeiro evento será nesta quarta-feira (15), no Colégio Estadual Solon Amaral, em Goiânia. O seguinte, no dia 20, no Colégio Estadual Murilo Braga, também localizado na capital. As apresentações do APA serão realizadas para estudantes, professores, servidores, coordenadores pedagógicos, gestores, pais e responsáveis e toda a comunidade escolar.

Retomado no mês de abril, o programa voltou a ser aplicado nas unidades escolares da rede pública estadual de ensino no final de maio. Até o momento, 21 coordenações regionais de Educação (CREs) implementaram o APA em suas escolas, totalizando 55 turmas de alunos do ensino fundamental.   

Programa
O Aprender para Avançar, voltado aos estudantes do ensino fundamental II (6º, 7º, 8º e 9º anos), visa ao fortalecimento da aprendizagem e à correção do fluxo escolar dos alunos em relação aos conhecimentos, habilidades e competências necessárias para a continuidade dos estudos no percurso acadêmico compatível com a sua idade.

Com a utilização da metodologia Telessala, um ambiente de aprendizagem, pesquisa e estudos, o programa possui uma matriz especial e conta com materiais próprios e avançados que são distribuídos por dois professores mediadores. Isso possibilita um vínculo, ainda maior, na relação professor-aluno. 

De acordo com a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Gisele Faria, o programa deve, também, motivar os estudantes a continuarem os estudos e a terem sucesso na aprendizagem. “Projetos como o APA contribuem fortemente para o interesse na continuidade dos estudos e para a melhoria da aprendizagem dos nossos alunos. É um projeto muito importante por isso”, afirma a superintendente.