Profissionais do HCN recebem primeira dose da vacina contra Covid-19

Colaboradores da unidade de saúde esperam para tomar a primeira dose da vacina Coronavac (Foto: Adrianne Vitoreli)

O Hospital de Enfrentamento à Covid-19 no Centro-Norte Goiano (HCN) aplicou, nessa terça-feira, 6, a primeira dose da vacina Coronavac, da parceria Sinovac/Butantã, em 450 colaboradores e terceirizados da unidade do Governo de Goiás em Uruaçu. As doses contra o coronavírus foram cedidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Saúde (SES-GO).

A auxiliar de rouparia Verônica Alvarenga, de 22 anos, foi a primeira profissional a ser imunizada, num dia marcado por muita emoção e esperança. “Eu fiquei muito feliz, muito emocionada, porque como futura enfermeira, eu sei a importância da vacina, de lutar pelo SUS e pela saúde”, afirma Verônica.

Para ela, a vacina traz esperança de que um dia as pessoas não morram em decorrência do vírus. “Já foram muitas vidas perdidas, famílias inteiras destruídas e a vacinação rápida é a nossa chance de um dia voltarmos à normalidade”, lamenta, esperançosa.

Esperança

Para Kleybh Lima, supervisor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico e enfermeiro de Terapia Intensiva há 11 anos, a vacina representa uma vitória, uma esperança, não só para quem trabalha na linha de frente no combate à Covid-19, mas para a população como um todo.

“A vacina é uma luz no fim do túnel, porque, a princípio, é o que temos de mais concreto para diminuir o contágio, diminuir o número de pacientes graves e, consequentemente, o número de mortes”, argumenta.

A diretora-geral da unidade, Anamaria Arruda, ressalta a importância da vacinação para o combate à pandemia e reforça o propósito da Agir, organização social que faz a gestão do HCN, que é cuidar de vidas.

“Nosso propósito é cuidar não apenas dos pacientes, mas de todos os profissionais que fazem parte da instituição e, consequentemente, da sociedade de modo geral. E, no mês em que se discute a Segurança do Paciente, reforçamos ainda que temos o compromisso de agir pela segurança de todos.”

Sobre o hospital

O objetivo do HCN é oferecer atendimento ético e humanizado aos pacientes com Covid-19. A unidade foi inaugurada como parte das ações do Governo de Goias para a ampliação de leitos. O hospital tem capacidade instalada de 186 leitos, dos quais 68 leitos Críticos (UTI) e 118 de enfermaria, que estão sendo ocupados conforme a demanda.

O atendimento ao paciente é de caráter multi e interdisciplinar. Como integrante da Rede Própria de Atenção à Saúde do Estado de Goiás, o HCN recebe pacientes encaminhados pela Complexo  Regulador do Estado (CRE).