Jogos Abertos de Goiás começam em Posse e São Luís de Montes Belos

Na etapa de São Luís de Montes Belos, o grande destaque foi para o município de Itaguaru, que conseguiu se classificar no futsal e handebol, tanto no masculino, como no feminino (Foto: Seel)

Começaram os Jogos Abertos de Goiás 2022! A maior competição esportiva do Estado iniciou suas atividades com duas etapas, nos municípios de Posse e São Luís dos Montes Belos. Juntando as duas sedes, 20 municípios foram representados em quadra neste último fim de semana, nas disputas de futsal, vôlei, basquete e handebol.

Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues participou da cerimônia de abertura em Posse, e exaltou a volta do evento, que teve a sua edição de 2021 encerrada em março deste ano, por conta de alterações no calendário, em virtude da Covid-19. “Os atletas goianos estavam com saudades dos Jogos Abertos, por conta do período em que não foi possível realizar a competição. Tivemos uma resposta muito positiva na edição de 2021, com uma grande participação dos municípios. Nossa expectativa é que 2022 tenha ainda mais evolvimento”, afirmou o titular da pasta.

Ao todo, serão 12 etapas classificatórias que serão disputadas na primeira fase, em que os dois melhores times de cada modalidade avançam para a fase regional, que terá seis sedes. As duas melhores equipes de cada regional se classificam para a fase estadual (final), que será disputada em Goiânia, entre os dias 2 e 4 de setembro.

Na etapa de São Luís de Montes Belos, o grande destaque foi para o município de Itaguaru, que conseguiu se classificar no futsal e handebol, tanto no masculino, como no feminino. Jogadora do time de futsal do município, Camila Santos exaltou a organização da competição, que oferece alimentação e alojamento para todas as delegações participantes. “A estrutura oferecida para os Jogos Abertos é muito boa. Temos todas as condições nos ginásios, com quadras boas, sem falar no refeitório, que tem uma comida de muita qualidade. Os atletas ficam tranquilos para entrar em quadra e dar o melhor”, destacou a atleta, que na edição de 2021 chegou à fase final com sua equipe.

“Nosso objetivo é mais uma vez chegar à final. Tenho muita confiança de que vamos conseguir, já demos o primeiro passo, em classificar para a fase regional. Agora vamos treinar bastante, trabalhar bem para chegar forte em Goiânia mais uma vez”, concluiu a jogadora, que marcou quatro gols nesta primeira fase. Os classificados da etapa de São Luís de Montes Belos vão jogar a fase regional em Nova Veneza, entre os dias 19 e 21.

Já em Posse, o domínio foi dos donos da casa, que arremataram as vagas nos dois naipes do vôlei e handebol, além do futsal feminino. Guarani de Goiás também se destacou no torneio, avançando nos dois naipes do vôlei, além do basquete masculino, assim como Buritinópolis, que cravou vaga nas duas disputas do futsal e no handebol masculino.  Os classificados desta etapa vão jogar a fase regional de Formosa, entre os dias 5 e 7 de agosto.