Peça “Mulheres que nascem com os filhos” encerra a programação da mostra TeNpo

Estrelada por Samara Felippo e Carolinie Figueiredo, a produção aborda de forma sensível e bem-humorada o universo da maternidade (Foto: Secult)

Idealizada e protagonizada por Samara Felippo e Carolinie Figueiredo, a comédia Mulheres que nascem com os filhos encerrou a 17ª Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo), na noite deste domingo (19). A produção nacional foi encenada no Teatro Tatersal, com casa cheia e entrada gratuita. 

Dirigida por Rita Elmôr, a montagem surgiu do desejo das atrizes de investigar seus processos de transformação após o nascimento dos filhos, de trazer um pouco da voz da mulher como um grito de libertação. “Um texto que começamos a escrever há sete anos e que agora estamos colhendo os frutos. Queremos trazer um pouco da nossa voz  e dar voz de tantas mulheres, de trazer esse empoderamento feminino”, disse Samara Felippo. 

Em entrevista um pouco antes do espetáculo, as atrizes disseram que esta foi a primeira vez  que se apresentavam fora do eixo Rio-São Paulo e que estavam felizes de fazer a “estreia“ pelo interior do Brasil. “Estamos curiosas e ansiosas para saber como será a repercussão deste tema pelo interior”, comentou Carolinie Figueiredo.

As atrizes também agradeceram pelo convite, disseram estar  honradas em participar do TeNpo e parabenizaram a cidade por investir e apoiar a cultura. 

Outros talentos
O último dia da Mostra de Teatro Nacional de Porangatu teve mais atrações. Logo pela manhã, a Cia Pé de Cana, de São Paulo, se apresentou no circo montado no setor Raizama, fazendo a alegria da criançada. À tarde, a trupe repetiu o espetáculo Xinfrim, dessa vez na  Praça da Igreja Frei Galvão. 

Ainda na tarde, no Centro Cultural, a emoção tomou conta com o grupo Kuase Normais, de Porangatu, que subiram ao palco com a fábula “Saltimbancos”.

De forma divertida, o espetáculo conta a história de quatro animais (um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata), que são maltratados por seus donos e resolvem se unir para dar um novo rumo às suas vidas. Durante a encenação, o jumento encontra no caminho seus companheiros de jornada e, então, resolvem montar um quarteto musical.

Retomada Cultural
Após quatro anos, a  17ª Mostra de Teatro Nacional de Porangatu foi retomada. Com o tema Um Olhar sobre a Cena, o evento teve início no dia 16 de junho, reunindo, durante quatro dias, uma ampla programação de espetáculos nacionais e regionais de teatro, dança e circo, além de mesa redonda e oficinas de formação. 

O TeNpo é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com correalização do Sesc Goiás e em parceria com a Prefeitura de Porangatu e Secretaria de Estado da Retomada.