Etapa estadual dos Jogos Estudantis de Goiás será em agosto

Mais de 100 equipes disputam, além da premiação, as vagas da delegação goiana nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) 2022

Neste ano, foram classificadas para a etapa estadual dos Jogos Estudantis de Goiás 111 equipes de estudantes-atletas que disputaram as modalidades coletivas da etapa regional. Entre elas, 86 times são formados por alunos da rede pública estadual de Educação. 

As próximas competições, tanto das modalidades coletivas, como individuais, serão realizadas no mês de agosto. A fase finaliza os Jogos Estudantis no Estado e classifica os vencedores para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e os Jogos Escolares da Juventude (JEJs). 

Acesse aqui a lista das equipes coletivas classificadas 

As competições da fase final do Jogos Estudantis de Goiás 2022 serão divididas em dois eventos a serem realizados em Goiânia. Os jogos dos estudantes-atletas classificados nas categorias Juvenil (15 a 17 anos) e Paralímpica ocorrerão entre os dias 3 a 7 de agosto. Já os classificados pela categoria Infanto (12 a 14 anos) e Intercultural (estudantes quilombolas e indígenas) jogarão nos dias 17 a 21 de agosto. 

Os jovens que compõem as equipes coletivas, tanto femininas quanto masculinas, participarão das competições de 4 das modalidades esportivas: basquete, futsal, handebol e voleibol. No caso dos vencedores das modalidades individuais, como judô e ciclismo, classificados na etapa intermunicipal para irem diretamente para a estadual, também competirão nas mesmas datas. 

Expectativas 

Uma das classificadas para a etapa Estadual dos Jogos Estudantis de Goiás agora em 2022 é Luana dos Santos, estudante da 1ª série do Ensino Médio, do Colégio Estadual Dr. Onerio Pereira Vieira, de Quirinópolis. Há três anos a atleta participa dos jogos de futsal da unidade escolar. Conforme afirma Luana, na edição deste ano, ela e a equipe estão com uma expectativa muito grande de vencer o campeonato na modalidade futsal juvenil feminino.

“A nossa preparação está sendo muito boa, nosso time está dedicando ao máximo nos treinos para que sejamos campeões. Além disso, estamos mais unidos do que nunca”, fala a estudante-atleta. 

A técnica do time de Luana e professora de Educação Física, Sheila Cristina, diz que retornar aos jogos de 2022 é uma sensação gratificante. Para ela, que foi campeã brasileira dos jogos em duas oportunidades, em 2012 e 2016, pelo basquete feminino na unidade escolar de Quirinópolis, agora, em 2022, vencer cada etapa tem sido emocionante, pois, segundo afirma, é a recompensa de um trabalho feito com amor. 

“Tenho muito orgulho da minha equipe ter conquistado o 1° lugar na final da etapa regional dos Jogos Estudantis. Sabemos que a etapa estadual será bem disputada, pois estarão nesta fase as melhores equipes do nosso Estado. Por isso, vamos continuar focadas na grande final em busca da classificação para a etapa nacional”, ressalta a professora orgulhosa da equipe.  

Vencedores da Etapa Estadual 

Os estudantes-atletas que forem campeões da última etapa na modalidade coletiva, além de receber a premiação de acordo com a modalidade, categoria ou naipe estabelecidos nos critérios do regulamento, terão o direito de ocupar as vagas da Delegação do Estado de Goiás – Time Goiás, que disputará os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) 2022. 

Conforme explica a gerente do Desporto da Seduc, Karla Medeiros, a premiação das modalidades coletivas será medalha e ou troféu de acordo com a colocação de cada time. Ela esclarece que os campeões das modalidades e os atletas com melhores índices técnicos vão representar o estado de Goiás, conforme o número de vagas estabelecido no regulamento geral das competições. 

Objetivos dos Jogos Estudantis 

Os Jogos Estudantis de Goiás, evento que, desde 2011, é organizado anualmente pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), nesta edição de 2022 registra a participação de, aproximadamente, 20 mil estudantes. O objetivo principal dos jogos esportivos é promover a prática de esportes nas escolas, descobrir novos talentos esportivos e contribuir para diminuir a evasão escolar.