HGG alerta para prevenção de problemas respiratórios

Nesta edição, além dos serviços de aferição de pressão arterial, pesagem e teste de glicemia, quem passar pela tenda também poderá ser avaliado por profissionais da equipe de pneumologia, e se necessário, fazer o exame de espirometria

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) realiza, nesta quarta-feira (22), mais uma edição do projeto Saúde na Praça, com a oferta de serviços gratuitos para toda a população. A ação, das 7 às 12 horas, reforça a importância da prevenção de doenças respiratórias. Nesta edição, além dos serviços de aferição de pressão arterial, pesagem e teste de glicemia, quem passar pela tenda também poderá ser avaliado por profissionais da equipe de pneumologia, e se necessário, fazer o exame de espirometria.

Segundo a pneumologista do HGG, Lorena Barbosa, além de conscientizar a população sobre a importância da prevenção de doenças respiratórias, o HGG, em parceria com a Sociedade Goiana de Pneumologia e Tisiologia (SGPT), disponibilizará material para realização de 80 exames de espirometria na tenda da saúde.  

“Trata-se de um exame de rotina que mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar a cada vez que respira, e que nos possibilita avaliar a saúde dos pulmões”, explica. A médica afirma que, após avaliação, quem precisar de atendimento especializado será orientado a procurar uma unidade básica de saúde para receber encaminhamento para o Complexo Regulador Estadual (CRE) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES).

O Saúde na Praça é um projeto do HGG realizado desde 2017, com ações organizadas pela equipe médica da unidade do Governo de Goiás. O objetivo é promover ações de conscientização, prevenções de doenças e orientações para a melhora da qualidade de vida da população. Todos os serviços oferecidos pela tenda da saúde do HGG são gratuitos.

Serviço:
Saúde na Praça – Prevenção de Problemas Respiratórios
Data: quarta-feira (22/6)
Horário: das 7h às 12h
Local: Praça Abrão Rassi, em frente ao HGG

Thalita Braga (texto e foto)/Idtech